O PODER DA FALA – Maytê de Carvalho – um vídeo bom e útil!

Dentro do grande tema Autoconhecimento, volto a ênfase para a Comunicação, mais precisamente para a capacidade de persuadir o outro, que se insere na natural tendência (ou necessidade) humana de demonstrar poder e/ou de influenciar as outras pessoas. Convenhamos, convencer o outro é também uma necessidade, para os mais diversos propósitos pessoais e, sobretudo, no exercício das atividades profissionais.

A capacidade de persuadir será mais ou menos eficaz a depender da forma como se fala. São pequenos detalhes que por vezes criam ruídos e resistências, apesar da boa intenção de quem fala, mas que terminam levando a escorregões na forma de dizer. A linguagem, muitas vezes, compromete o bom pensamento e cria obstáculos para uma idealização meritória. Não é por acaso que, atualmente, está em voga um conjunto de abordagens sobre o que passou a ser chamado de “comunicação não-violenta”.

Para nos alertar e esclarecer sobre isso, trago o vídeo O PODER DA FALA, publicado no canal YouTube da Casa do Saber, com Maytê de Carvalho, comunicóloga, professora da ESPM e autora de livro sobre o tema, que, de maneira didática e agradável, argumenta sobre diferentes formas de falar, de abordar o outro, chamando a atenção para alguns detalhes da fala que podem transformar a sua comunicação, tornando-a não recomendável e até mesmo agressiva!

Em sua exposição, a professora destaca e esclarece as quatro principais formas de abordar o outro, que são a provocação, a intimidação, a tentação e a sedução. Por pequenos detalhes, a fala pode se tornar violenta sem que o emissor se dê conta. As reflexões e argumentos são bem legais, muito úteis, tendo como ponto central a seguinte questão: como posso melhorar a minha comunicação e minha capacidade de convencimento?

Assista a seguir:

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento, Vídeos diversos e marcado , , . Guardar link permanente.

6 respostas para O PODER DA FALA – Maytê de Carvalho – um vídeo bom e útil!

  1. Arnaldo de Castro Costa disse:

    Ótimo vídeo!

  2. Jose Paes Landim disse:

    Na fala, quando tocada pela inteligência emocional, tem, a nosso ver, um poder superior ao que habitualmente se possa imaginar, sobretudo quando se tem a consciência de que as pessoas adultas, a quem geralmente dirigimos a palavra, nunca deixam de se sensibilizar com as boas maneiras, fazendo- as mais sensíveis às vozes da criancinha, na pureza de sua inocência, que.mora dentro de cada um de nós. A palavra só enfraquece, deixando de ter o poder a que nos referimos, quando, desrespeitando esses preceitos básidos, é utilizada com prepotência. Aliás, a prepotência é sinal de fraqueza em quaisquer circunstâncias, daí a clareza de que a palavra se torna realmente poderosa quando vinda dos sábios e dos simples. Forte abraço com os nossos habituais parabéns pelas belas garimpagens.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s