‘Pessoas positivas também têm pensamentos negativos ‘ – importante reflexão!

De volta com abordagens sobre o infinito e fundamental tema Autoconhecimento (ou, para quem preferir, “autodescobrimento”), o breve texto que selecionei para esta segunda-feira, focalizando “pessoas positivas e pensamentos negativos”, publicado no site Despertar Coletivo, traz uma reflexão muito importante, que julgo de grande propriedade e utilidade.

A ênfase da mensagem é a capacidade de observação dos pensamentos e o consequente fortalecimento da autoconsciência, recursos para que o indivíduo não perca o seu centro, a sua positividade e, na maior parte do tempo, esteja em equilíbrio e com sensação de bem-estar, ainda que as circunstâncias externas não sejam favoráveis.

Detalhes assim podem fazer grande diferença para cada um, acredito, na qualidade do comportamento e das reações cotidianas e, por óbvio, no processo de evolução individual. Estando consciente a esse respeito, resta exercitar e incorporar o hábito progressivamente.

Confira a seguir:

“Pessoas positivas também têm pensamentos negativos

Aprenda a observar. Ter uma mente positiva não significa ter pensamentos perfeitos o tempo todo. 

Pessoas positivas também têm pensamentos negativos, a diferença é que elas não permitem que as nuvens de negatividade saturem suas cabeças.

Acontece que na maioria das vezes não temos consciência de nossos pensamentos e quando menos percebemos, já estamos imersos em alguma nuvem de negatividade. A observação dos pensamentos permite que você assuma o controle deles, os selecione conscientemente e supere os momentos em que surgem pensamentos negativos.⁣⁣ Não no sentido de controle, mas de consciência.⁣

O simples ato de observar nossa mente torna o processo de lidar com nossos pensamentos mais fácil. A luz que acende dentro de você afasta as sombras. ⁣⁣

Estando mais consciente de seus pensamentos e sentimentos, você pode produzir o equilíbrio interno que procura, mesmo nos momentos mais difíceis.

O milagre que acontece ao observar seus pensamentos é que, enquanto você observa, você se torna mais forte internamente porque começa a perceber que não é sua mente – a mente é apenas uma ferramenta de criação, assim como você não é seu corpo.

O observador se torna tão forte que pode permanecer em paz consigo mesmo em qualquer situação externa. Observe seus pensamentos, sentimentos e humores. Observar-se é como uma vela em uma noite escura que ilumina não só o que está ao redor, mas também a si mesma.

Use essa energia de observação para transformar o seu ser. A observação aguçará sua consciência. Quanto mais familiarizados estivermos com a observação da nossa mente, mais perto estaremos de encontrar a solução para qualquer problema aparente que possamos enfrentar.

(Autor Desconhecido, traduzido por: Aline Prado)

Fonte: https://despertarcoletivo.com/pessoas-positivas-tambem-tem-pensamentos-negativos/

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Meditação e Espiritualidade, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para ‘Pessoas positivas também têm pensamentos negativos ‘ – importante reflexão!

  1. Todos nós alternamos entre a euforia e o recolhimento. Afinal não há um dia igual ao outro.
    Obrigada pela mensagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s