De volta com abordagens sobre o infinito e fundamental tema Autoconhecimento (ou, para quem preferir, “autodescobrimento”), o breve texto que selecionei para esta segunda-feira, focalizando “pessoas positivas e pensamentos negativos”, publicado no site Despertar Coletivo, traz uma reflexão muito importante, que julgo de grande propriedade e utilidade.
A ênfase da mensagem é a capacidade de observação dos pensamentos e o consequente fortalecimento da autoconsciência, recursos para que o indivíduo não perca o seu centro, a sua positividade e, na maior parte do tempo, esteja em equilíbrio e com sensação de bem-estar, ainda que as circunstâncias externas não sejam favoráveis.
Detalhes assim podem fazer grande diferença para cada um, acredito, na qualidade do comportamento e das reações cotidianas e, por óbvio, no processo de evolução individual. Estando consciente a esse respeito, resta exercitar e incorporar o hábito progressivamente.
Confira a seguir:
“Pessoas positivas também têm pensamentos negativos

Aprenda a observar. Ter uma mente positiva não significa ter pensamentos perfeitos o tempo todo.
Pessoas positivas também têm pensamentos negativos, a diferença é que elas não permitem que as nuvens de negatividade saturem suas cabeças.
Acontece que na maioria das vezes não temos consciência de nossos pensamentos e quando menos percebemos, já estamos imersos em alguma nuvem de negatividade. A observação dos pensamentos permite que você assuma o controle deles, os selecione conscientemente e supere os momentos em que surgem pensamentos negativos. Não no sentido de controle, mas de consciência.
O simples ato de observar nossa mente torna o processo de lidar com nossos pensamentos mais fácil. A luz que acende dentro de você afasta as sombras.
Estando mais consciente de seus pensamentos e sentimentos, você pode produzir o equilíbrio interno que procura, mesmo nos momentos mais difíceis.
O milagre que acontece ao observar seus pensamentos é que, enquanto você observa, você se torna mais forte internamente porque começa a perceber que não é sua mente – a mente é apenas uma ferramenta de criação, assim como você não é seu corpo.
O observador se torna tão forte que pode permanecer em paz consigo mesmo em qualquer situação externa. Observe seus pensamentos, sentimentos e humores. Observar-se é como uma vela em uma noite escura que ilumina não só o que está ao redor, mas também a si mesma.
Use essa energia de observação para transformar o seu ser. A observação aguçará sua consciência. Quanto mais familiarizados estivermos com a observação da nossa mente, mais perto estaremos de encontrar a solução para qualquer problema aparente que possamos enfrentar.
(Autor Desconhecido, traduzido por: Aline Prado) “
Fonte: https://despertarcoletivo.com/pessoas-positivas-tambem-tem-pensamentos-negativos/
Todos nós alternamos entre a euforia e o recolhimento. Afinal não há um dia igual ao outro.
Obrigada pela mensagem
Ok, amiga Sandra. Agradeço mais esse comentário!
Abraço