Smartphones: dicas para você entender a diferença entre um celular básico, intermediário e avançado (matéria Canaltech)!!!

Uma das coisas de maior interesse e utilidade para cada um de nós, nos dias atuais, é o danado do telefone celular, internacionalmente chamado de “smartphone”. E não é para menos!

Com um dispositivo desses em nosso poder, desde que devidamente habilitado e conectado à internet, temos o mundo na palma das mãos. Aliás, uma das coisas que mais me impressionam em termos da vida prática e real, quando penso na inteligência humana e no continuado avanço tecnológico a nosso serviço, é o conjunto de recursos e facilidades embarcados em um aparelho smartphone. De uns tempos para cá, e cada vez mais, tais dispositivos, no geral, oferecem mais funcionalidade e até mais velocidade do que os computadores, tudo ali juntinho, apertadinho, em um aparelho fino e leve que você carrega com você. Mais ainda, com a vantagem de que esse mini(super)computador móvel também serve para você falar/telefonar a qualquer momento, de onde estiver! rsrs

Brincadeiras à parte (ou não), é uma invenção fabulosa, dinâmica, que não para de ser atualizada e de evoluir. Temos aí, portanto, prova inequívoca da extraordinária inteligência e da capacidade criativa ilimitada dos humanos!!!

Como tudo que envolve recursos tecnológicos, cada vez mais diversificados, naturalmente surgem dúvidas para as pessoas comuns, que não são da área de tecnologia da informação. Por exemplo, quais seriam os requisitos que devemos levar em conta (não devemos abrir mão) na hora de fazer escolha e comprar um celular? Quais as principais diferenças tecnológicas entre os diversos aparelhos disponíveis?

Para nos esclarecer e facilitar a nossa vida nesse particular, recomendo a leitura de interessante matéria publicada no site Canaltech, de três dias atrás, com um apanhado geral sobre os requisitos técnicos, funcionalidades, atualizações etc., buscando estabelecer diferenciação, de fácil entendimento, a respeito dos smartphones que estão no mercado, dos mais básicos aos mais avançados.

Na minha percepção, trata-se de informações verdadeiramente úteis, sobre as quais precisamos estar atualizados, considerando que a utilização de dispositivos móveis veio para ficar, está no nosso cotidiano e, ao que tudo indica, assim seguirá!

Confira:

Intermediários já têm mais funções que os básicos (Imagem: Divulgação/Motorola)

“O que faz de um celular básico, intermediário ou avançado?

(Por Felipe Junqueira)

As empresas lançam cada vez mais smartphones, o que pode ser bom por um lado, pois dá bastante opção ao consumidor, e ruim por outro, uma vez que opção demais pode deixar potenciais compradores em dúvida. Para ajudar um pouco, a indústria divide os modelos em três categorias: básicos, intermediários e avançados.

Mas, como é de praxe, essa solução também trouxe novos problemas, e tanto lançamento começou a “subdividir” as categorias em aparelhos básicos, intermediários e avançados.

Nos próximos parágrafos, o Canaltech explica o que faz de um smartphone básico, intermediário ou avançado, e quais são as diferenças entre os mínimos e os recomendados dentro de cada categoria. Assim, você fica craque e consegue identificar qual modelo está mais em linha com o que busca para si mesmo.

Básicos

Celulares básicos ou de entrada costumam não apenas ter especificações e recursos mínimos para uma experiência razoável do usuário por um preço baixo. Eles também trazem componentes de menor qualidade e é comum ver usuários e especialistas destacarem tela OLED em detrimento da LCD, por exemplo, mas a verdade é que a segunda ficou com má fama principalmente por conta da má qualidade dos displays de smartphones de baixo custo.

Nessa categoria, também podemos colocar os modelos com processadores menos poderosos, menos memória RAM e espaço para armazenamento. Com relação ao conjunto fotográfico, é preciso ter um cuidado especial: o fato de ter um monte de câmeras não significa que um aparelho não possa ser de entrada. Podemos considerar um diferencial dentro dessa faixa, mas o hardware em si e a qualidade dos componentes são questões muito mais importantes para classificar um celular como básico ou avançado.

Outro indicativo forte é a quantidade de atualizações de software: quase nenhum celular de entrada recebe nem mesmo updates de segurança…

Leia a matéria completa clicando no link a seguir:

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Marketing e Tecnologia e marcado . Guardar link permanente.

2 respostas para Smartphones: dicas para você entender a diferença entre um celular básico, intermediário e avançado (matéria Canaltech)!!!

  1. dulcedelgado disse:

    Interessante saber isto.
    Agora já sei o que tenho na mão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s