O papo hoje é sobre a realização de “lives” (transmissão de vídeos ao vivo) e sua crescente importância nos tempos atuais. Que tal ficar por dentro desse assunto?
Bem, considerando a realidade da pandemia e do consequente recolhimento social, os recursos tecnológicos e seus mais diversos dispositivos fixos e móveis, como auxílio para a difusão de informações, para a comunicação em geral e para a interação pessoal como um todo, ganham relevância cada vez maior, tornando-se indispensáveis, sendo mesmo verdadeira “tábua de salvação” para minimizar os efeitos do isolamento.
Nesse contexto, quero falar mais especificamente sobre o fabuloso recurso das transmissões de vídeo ao vivo, descomplicadas e gratuitas. Para fins profissionais e que envolvam maior número de participantes e interações (mais voltados para a realização de reuniões virtuais), existem diversas opções que podem ser encontradas facilmente em busca pela internet. Em outra vertente, se o objetivo for reunir amigos, apresentar assunto específico de forma mais descontraída, com quantidade limitada de interações/participações ao vivo no vídeo, posso citar aqui os que me parecem mais amigáveis e básicos, o WhatsApp, o YouTube (transmitir live pelo YouTube somente é permitida para quem tem a partir de 1 mil seguidores), e o Instagram, este bem amigável e que ganhou notória popularidade.
Como temos percebido, a necessidade de realizar as chamadas “lives” aumenta a cada dia. Eu, por exemplo, já realizei três transmissões musicais ao vivo, a partir de casa, cujas lives ganharam o rótulo de Conectados pela Música, para distrair e interagir com amigos, familiares, seguidores…, nas típicas apresentações do tipo voz e violão. Utilizei o recurso Instagram e deu tudo certo. Funciona, com o detalhe de que cada transmissão tem tempo limite de 60 minutos.
Para não perder o embalo (rsrs), participarei hoje de transmissão ao vivo com Zé Acúrcio Vaz, também pelo Instagram, às 20 horas, em evento virtual que servirá para marcar o lançamento do livro INSPIRAÇÕES DE UM EX-BOÊMIO, que o conterrâneo amigo acaba de publicar. Para prestigiar a programação, nos encontrem no Instagram (detalhes a seguir):

Fechando o papo, ou melhor, indo para o objetivo principal desta postagem, indico a leitura de interessante matéria do site “techtudo”, publicada em março deste ano, com explicações simples, diretas, boas dicas e conteúdo que me pareceu bastante didático, sobre “Como fazer uma live no Instagram?”, tendo por subtítulo “Aprenda a fazer lives profissionais para conquistar o público da rede social”.
Confira, clicando no link abaixo, e fique por dentro desse recurso tecnológico que, mais cedo ou mais tarde, você vai precisar fazer uso!
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2017/8/k/n7ATZwRnauKx9vGNsWKQ/noidade-insstagram.jpg)