“As 50 palavras mais bonitas da Língua Portuguesa” – Confira!

Volto com os grandes temas Cultura e Educação, mais precisamente dando ênfase a aspectos curiosos e ricos da nossa Língua.

Na semana passada, no dia 22, fiz postagem sobre “expressões engraçadas da nossa língua e seus significados”. Nesta segunda-feira, vou repercutir interessante matéria destacando as 50 palavras que seriam consideradas as mais bonitas da Língua Portuguesa, que tomei conhecimento hoje, publicada no site português Vortex Magazine (VORTEXMAG).

Gostei do texto e o considero bastante útil, mesmo tendo presente que podem haver alguns significados com ligeira diferença quando comparadas as peculiaridades da Língua Portuguesa e suas regras, entre o que se pratica em Portugal e no Brasil. Afinal, saber e poder expressar os sentimentos, com fidelidade, dá valor ao próprio sentimento!

Selecionei, apenas para exemplificar e antecipar o que está por vir, sete das palavras bonitas que compõem a mencionada seleção: “adeus“, “alumbramento“, “enternecer“, “epifania“, “resiliência“, “saudade“, “tertúlia“.

palavras bonitas

Confira a matéria “As 50 palavras mais bonitas da Língua Portuguesa” – clique no link a seguir:

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Língua portuguesa, Motivação e crescimento humano e marcado . Guardar link permanente.

3 respostas para “As 50 palavras mais bonitas da Língua Portuguesa” – Confira!

  1. claudio vieira disse:

    olá meu dileto e querido ( estas sim bonitas palavras ) amigo ( esta então : soberba !) , muito obrigado pelo post. ( ok , postagem na lingua materna)
    -a relação de palavras , faladas e escritas em Portugal, ( vide os acentos ) é discutivel , até mesmo pelos internautas da terrinha . Todos nós temos um leque de belas palavras .
    -particularmente não gosto da palavra ” alumbramento ” , que não tem origem portuguesa, é emprestada do espanhol . Exceto alguns poetas ( e sub-poetas ) , não vemos o uso desta palavra. Que tal : deslumbramento ? Deslumbrante ! Imagine falar ( ou ouvir ) : a Daniela mercury estava alumbrante ?! ou alumbrada ?!?….
    -na relação consta a palavra mãe , e ” esqueceram ” de pai. Cada um com sua sonoridade , intenção , fonema .
    -vale pela subita inspiração que pode nos ocorrer e também fazer um lista das nossas palavras.
    no mais , como hoje é segunda feira, fica um travo de amargura , misturada com esperança, para mais uma semana de primaveira
    abraços e novamente perdoe as diatribes deste leitor

    • JCDattoli disse:

      Legal, Claudio. Você sempre nos brindando com inteligentes e bem humorados comentários!
      Por certo, cada um terá lista diferente. Destaquei a palavra alumbramento muito mais por curiosidade, dada à sua absoluta falta de uso por aqui.
      E vamos com renovadas esperanças, para não morrermos por antecipação. Rsrs
      Obrigado, amigo (dileto cai como uma luva)!!!

  2. dulcedelgado disse:

    Muito subjectivo, mas engraçado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s