
“A memória olfativa é, comprovadamente, a maior memória que o ser humano possui“
Entre os cinco sentidos, quero dar destaque hoje para o olfato, dando especial ênfase para a importância dos cheiros/aromas para os humanos.
Apesar de o olfato ser menos desenvolvido nos humanos, se comparado com os animais, ninguém duvida do seu papel importante para todos nós. Como diz excelente artigo do Instituto do Cérebro, da PUC-RS (http://www.pucrs.br/inscer/olfato-e-fundamental-para-a-protecao-a-memoria-e-o-prazer/), o olfato é fundamental para a proteção, a memória e o prazer.
Por exemplo, esse sentido tem grande significado nas interações sociais e impactam a escolha dos parceiros. E tudo isso é porque “o nosso faro tem relação estreita com o cérebro. Perfumes e odores estão conectados com a memória.”
Indo mais além, o cheiro desencadeia emoções, pela sua conexão com o sistema límbico. Segundo o referido artigo, “o olfato é o único dos cinco sentidos que tem conexão direta com essa parte do cérebro responsável por gerenciar nossas emoções. Como as nossas memórias dependem das emoções, a relação é inevitável… Essa ligação explica por que, muitas vezes, lembramos de situações ou pessoas depois de uma simples fungada – ou fazemos associações ainda mais complexas.”
Segundo se afirma, sobretudo após diversas pesquisas científicas, a memória olfativa é, comprovadamente, a maior memória que o ser humano possui. Diante dessas constatações, fica evidente que os cheiros interferem de forma significativa no nosso comportamento e nossas emoções.
A conclusão é a de que os cheiros nos provocam múltiplas sensações, podendo contribuir para a sensação de bem estar, relaxamento, redução de estresse e por aí vai.
No particular, dando foco para a aromatização de ambientes, repercuto hoje interessante artigo, postado dia 15 de julho no blog Pitacos e Achados, a respeito da aromaterapia e seu efeito no ambiente, cujas dicas apresentadas podem contribuir com inúmeros benefícios para a qualidade de cada um dos espaços e para a sensação de bem-estar.
Vale conferir! Leia a matéria acessando este link: