Sobre memória olfativa e aromas que trazem bem-estar para os ambientes (fique por dentro)!

100 Imagens Com Frases Curtas De Amor Indiretas E Cantadas
Amplino.org

A memória olfativa é, comprovadamente, a maior memória que o ser humano possui

Entre os cinco sentidos, quero dar destaque hoje para o olfato, dando especial ênfase para a importância dos cheiros/aromas para os humanos.

Apesar de o olfato ser menos desenvolvido nos humanos, se comparado com os animais, ninguém duvida do seu papel importante para todos nós. Como diz excelente artigo do Instituto do Cérebro, da PUC-RS (http://www.pucrs.br/inscer/olfato-e-fundamental-para-a-protecao-a-memoria-e-o-prazer/), o olfato é fundamental para a proteção, a memória e o prazer.

Por exemplo, esse sentido tem grande significado nas interações sociais e impactam a escolha dos parceiros. E tudo isso é porque “o nosso faro tem relação estreita com o cérebro. Perfumes e odores estão conectados com a memória.”

Indo mais além, o cheiro desencadeia emoções, pela sua conexão com o sistema límbico. Segundo o referido artigo, “o olfato é o único dos cinco sentidos que tem conexão direta com essa parte do cérebro responsável por gerenciar nossas emoções. Como as nossas memórias dependem das emoções, a relação é inevitável… Essa ligação explica por que, muitas vezes, lembramos de situações ou pessoas depois de uma simples fungada – ou fazemos associações ainda mais complexas.”

Segundo se afirma, sobretudo após diversas pesquisas científicas, a memória olfativa é, comprovadamente, a maior memória que o ser humano possui. Diante dessas constatações, fica evidente que os cheiros interferem de forma significativa no nosso comportamento e nossas emoções.

A conclusão é a de que os cheiros nos provocam múltiplas sensações, podendo contribuir para a sensação de bem estar, relaxamento, redução de estresse e por aí vai.

No particular, dando foco para a aromatização de ambientes, repercuto hoje interessante artigo, postado dia 15 de julho no blog Pitacos e Achados, a respeito da aromaterapia e seu efeito no ambiente, cujas dicas apresentadas podem contribuir com inúmeros benefícios para a qualidade de cada um dos espaços e para a sensação de bem-estar.

Vale conferir! Leia a matéria acessando este link:

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Psicologia e comportamento, Saúde e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s