“14 recomendações para chegar bem aos 80” !!!

Escolher ser feliz. A vida é feita de escolhas. Podemos… | by ...
Imagem: medium.com

De volta com o tema Longevidade, cabe considerar que, como regra geral, a boa saúde na maturidade é resultado de um continuum de bons hábitos, como atividades regulares (sobretudo os exercícios físicos), alimentação saudável e relacionamentos positivos. Quando associada a uma mentalidade mais leve e otimista, e havendo sempre algum propósito que julgue significativo cumprir, para servir de norte e inspiração, as condições básicas estão dadas para uma longevidade com qualidade e plenitude.

Muito tenho explorado aqui no blog, notadamente a partir de 2017, os fatores (pilares) que demonstram relevante contribuição para o bem viver, com ênfase no processo de envelhecimento, em especial para a etapa da vida após os 60 anos, aí compreendidas a aposentadoria e as faixas etárias denominadas terceira idade e quarta idade.

Dentro desse panorama, cada vez mais evidenciado por conta do crescente fenômeno da longevidade, reproduzo hoje um texto que achei genial, pontuado de sabedorias, elencando 14 hábitos/estilos de comportamento que seriam recomendáveis para se chegar bem aos 80.

Recebi o texto ontem, encaminhado por um amigo e colaborador de primeira hora. Como veio sem indicar a fonte e a autoria, busquei encontrar essas referências, em pesquisas pela internet, até para conferir os devidos créditos, não tendo logrado êxito.

Assim, mesmo sem conhecermos a autoria do texto, resolvi divulgar estas 14 recomendações, que podemos chamar de dicas, ou mesmo de conselhos, por considerar que temos aí dicas objetivas, muito interessantes, e que no todo ou em parte podem trazer insights e benefícios reais para muitos. Portanto, faça a sua leitura. Recomendo!

Segue a transcrição:

“Perguntei a um amigo, que está chegando aos 80, o que ele poderia recomendar para chegar tão bem a essa idade e que mudanças está sentindo?

Ele me fez as seguintes observações:

1. Depois de amar meus pais, meus irmãos, minha esposa, meus filhos, meus amigos, agora comecei a me amar.

2. Acabei de perceber que não sou “Atlas”. O mundo não repousa sobre meus ombros.

3. Agora parei de negociar com vendedores de frutas e verduras. Afinal, alguns centavos a mais não vão abrir um buraco no meu bolso, mas podem ajudar o pobre homem a economizar para as taxas escolares dos filhos.

4. Pago o taxista sem esperar o troco. O dinheiro extra pode trazer um sorriso ao seu rosto. Afinal, ele está trabalhando muito mais duro do que eu.

5. Parei de dizer aos mais velhos que já contaram essa história muitas vezes. Afinal, a história os faz trilhar o caminho da memória e reviver o passado.

6. Aprendi a não corrigir as pessoas, mesmo quando sei que estão erradas. Afinal, a responsabilidade de tornar todos perfeitos não é minha. A paz é mais preciosa do que a perfeição. (Como diz a Karín: se a pessoa vive numa bolha, deixa… não rebente a bolha).

7. Dou elogios de forma livre e generosa. Afinal, melhora o humor não só do destinatário, mas também o meu.

8. Aprendi a não ser incomodado por uma mancha na minha camisa. Afinal, a personalidade fala mais alto do que as aparências.

9. Fico longe de pessoas que não me valorizam. Afinal, elas podem não saber meu valor, mas eu sei.

10. Fico calmo quando alguém faz política suja para ficar à minha frente na corrida dos ratos. Afinal, não sou um rato e também não estou em nenhuma corrida.

11. Estou aprendendo a não ter vergonha de minhas emoções. Afinal, são minhas emoções que me tornam humano.

12. Aprendi que é melhor abandonar o ego do que romper um relacionamento. Afinal, meu ego vai me manter distante, enquanto com relacionamentos eu nunca estarei sozinho.

13. Aprendi a viver cada dia como se fosse o último. Afinal, pode ser o último.

14. Estou fazendo o que me deixa feliz. Afinal, sou responsável pela minha felicidade e devo isso a mim mesmo.”

(Autor desconhecido).

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento e marcado , , . Guardar link permanente.

6 respostas para “14 recomendações para chegar bem aos 80” !!!

  1. Luci disse:

    Muito bom texto! Gostei.

  2. dulcedelgado disse:

    Muito bom de ler…mais difícil de conquistar! Mas vamos a isso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s