“Solitude, a arte de preencher o vazio” – mais reflexão e informações sobre o tema!

Frases de Solidão - Mundo das Mensagens

Existe clara diferença entre solidão e solitude. Este segundo conceito surgiu para definir o estar sozinho, seja por opção ou por força de circunstâncias outras, como algo positivo. Sobre isso, vale lembrar, fiz postagem de grande sucesso aqui no blog, dia 3 passado, com o título “Solidão ou Solitude – Primorosas divagações – texto do escritor Jair Araújo!”.

Estar consciente – e com gosto – sem companhia, sentindo-se bem consigo mesmo(a), é o significado-chave para o conceito de solitude. E o que se percebe é que essa condição, ou estilo de viver, vem ganhando crescentes adeptos e merecendo compreensão cada vez maior, que está sendo impulsionada por diversos fatores, entre os quais, apenas para exemplificar, citaria o fenômeno da longevidade e até mesmo a pandemia por conta do coronavírus.

Nessa linha, volto hoje ao tema para destacar o interessante (e objetivo) artigo “Solitude, a arte de preencher o vazio”, publicado recentemente no site Envelhecer Sem Vergonha, dando ênfase para aspectos positivos da condição de estar sozinho(a) e, ainda, destacando alguns benefícios que podem ser desfrutados por quem se encontra em uma situação assim.

Vale a leitura. Confira, clicando no link a seguir:

https://www.envelhecersemvergonha.com.br/familia-e-relacionamentos/solitude-arte-de-preencher-o-vazio

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento, Saúde e marcado , , . Guardar link permanente.

3 respostas para “Solitude, a arte de preencher o vazio” – mais reflexão e informações sobre o tema!

  1. Paulo Serra disse:

    Textos como este só nos faz crescer e nos engrandecer de auto conhecimento,obrigado e continue escrevendo sempre e iluminando nossas mentes e corações!

  2. Pingback: “Conversando Sobre a Solidão” – novas e bem-vindas reflexões!!! | O Bem Viver

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s