Vídeo sensacional: Fabulosa pintura de Pieter Bruegel faz representação de mais de 100 provérbios no Séc. XVI !!!

No campo da arte e da cultura, dou destaque para vídeo que vi circulando ontem em grupo de rede social e que me impressionou muito!

Trata-se de vídeo a respeito do maravilhoso quadro (pintura) chamado de Provérbios Neerlandeses (Netherlandish Proverbs), do fenomenal Pieter Bruegel (1525 – 1569), também conhecido como “O Velho”, feito em óleo sobre madeira, produzido em 1559, cuja obra está nos Museus Estatais de Berlim.

Naquele emaranhado de figuras humanas, animais etc., em situações as mais diversas, o artista faz representação (e procura ilustrar), em cenas camponesas, o significado de mais de 100 ditados populares presentes no Século XVI, Época do Renascimento, na região dos Países Baixos.

Uma obra que merece apreciação, verdadeiramente incrível. E cabe observar que muitos dos ditos populares ali realçados também são conhecidos em outras partes do mundo, a exemplo daqui do Brasil, com as devidas adaptações, claro.

Esse vídeo sensacional foi publicado no canal Uma história a mais, no YouTube, com duração de 6:30. E como mencionado pela narradora, “uma pintura pode revelar muito mais do que notamos à primeira vista”.

Ah, de passagem, como curiosidade a respeito daquele tempo, note que um homem com 44 anos era chamado de velho. Isso demonstra como os referenciais etários têm mudado significativamente, e de forma continuada, de lá para cá.

Voltando ao inusitado quadro de Bruegel, revelador de uma capacidade humana altamente criativa, não é demais assinalar que o artista produziu vasto (e rico) conjunto de obras, muitas das quais igualmente impactantes. Vale bom aprofundamento!

A meu ver, temos aí um vídeo imperdível !!!

Confira:

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Vídeos diversos e marcado , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Vídeo sensacional: Fabulosa pintura de Pieter Bruegel faz representação de mais de 100 provérbios no Séc. XVI !!!

  1. Por “coincidência” recebi hoje cedo este vídeo e achei fantástico! Parabéns, Dattoli, pelo altíssimo nível das publicações!

  2. dulcedelgado disse:

    Muito interessante e curioso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s