Regras de segurança estão aí, são cada vez mais reais em prédios, áreas estratégicas públicas e privadas e locais em que se verifica grande circulação de pessoas. Nos aeroportos, por exemplo, os sistemas de segurança apresentam-se bem mais evidentes, com nível de rigor por vezes mais acentuado. Convenhamos, em face de ameaças e atentados que não raro acontecem, tais procedimentos acabam sendo naturalmente aceitos e compreendidos pelo público.
A grande questão aqui é quando se verificam exageros desnecessários. Uma possibilidade de que isso ocorra pode ser deflagrada por desconfiança de alguém em razão do seu biotipo/aparência física, de estar usar vestimenta distinta, colocando-a, a priori, como uma pessoa “estranha” aos padrões da localidade e da cultura predominante.
É exatamente sobre isso que trata o interessante e pequeno filme a seguir (duração de apenas 4:35), publicado no canal Legendadus, no YouTube, com o título Desconfiança. O recado final, que fica como a moral da história retratada no filme – muito possivelmente adaptada a partir de fato real, ou possivelmente real – é a seguinte: “não julgue um livro pela capa”!
Vale assistir. O vídeo revela-se oportuno, por tudo o que temos visto pelo mundo, a destacar os atuais movimentos anti-raciais. Mas, creio, cada um fará as suas leituras, chegando às suas interpretações e conclusões. Aí está a riqueza quando deparamos com situações como essas.
Confira:
Sem dúvida, muito actual.
Este vídeo me lembrou uma cena do início da série “O Bom Doutor” e nos faz refletir sobre nossos julgamentos, Dattoli. Acredito que temos ter bom senso. Acho que a insensatez está quando um torcedor entra com a camisa do seu time no meio do time adversário (o que vai soar como provocação). Minha irmã conta que estava no shopping e passou por ela 3 rapazes, impecavelmente vestidos de executivos e perfumados… e ao voltarem um deles deu um sorriso do tipo “comercial de creme dental” e piscou para ela. Diz ela que ficou nas nuvens por poucos segundos até o alarme da joalheria denunciar o roubo dos 3….era só uma capa bonita kkkkkkkkk. Belíssimo vídeo e uma bela reflexão, meu querido amigo… tenha um semana iluminada e produtiva… um grande abraço!
Legal. Que bom ver o seu comentário por aqui, Sandro. Grato, e que siga com a sua inspiração poética sempre em alta, para nosso deleite!
Esse vídeo é bom para refletirmos e ter muito cuidado para não julgarmos as pessoas .
Como sempre amigo ,você traz boas reflexões
Parabéns e um grande abraço nosso
Valeu pelo incentivo, amiga Georgina. Vamos nessa toada. Abraços!