Confira: “Como escolher um exercício físico?”

Considerando esta temporada de distanciamento social, de indefinida quarentena, que nos foi imposta pela situação de pandemia provocada pelo coronavírus, a prática de exercícios físicos revela-se ainda mais importante, pelos evidentes benefícios que proporciona para a nossa saúde física e mental.

Sobre isso, reproduzo artigo que vi hoje, publicado no site “Envelhecer sem vergonha”, com boas informações e dicas para que você consiga compreender melhor as possibilidades de exercícios que existem e os principais aspectos que devem ser levados em consideração antes de começar a praticar. Enfim, são fatores que podem lhe ser bastante úteis no planejamento desse tipo de atividade que deseje colocar em ação, ou até mesmo para que você faça ajustes nas suas práticas já em execução.

Vale chamar a atenção para dois aspectos fundamentais a respeito do assunto: 1) ter regularidade na prática faz muita diferença para o objetivo proposto; 2) em caso de dúvida, é melhor ouvir a opinião de profissional da área de saúde. Esse cuidado pode evitar comprometimentos físicos desnecessários e até frustrações futuras.

Nesse particular, registro o que busquei adequar, como práticas regulares, desde o início da pandemia, diante da interdição das academias de ginástica e espaços públicos destinados às atividades físicas, ocorrida desde meados de março: pratico duas aulas semanais de Pilates, com duração de 60 minutos e orientação profissional por videochamada (à distância), que iniciei no final de abril. Considero que esse novo formato funciona muito bem! Complemento as atividades com exercícios diários de alongamento, caminhadas com duração variável conforme o dia e alguns exercícios de força, estes praticados duas a três vezes por semana. Por fim, saliento que, à exceção das caminhadas, todas essas práticas são feitas em casa. Ah, moro em apartamento (rsrs).

Bem, confira a transcrição do artigo, a seguir:

“Como escolher um exercício físico?

O exercício físico melhora a saúde, o humor e a qualidade de vida. Mas, para colher os benefícios, é preciso fazer com que ele se torne um hábito. Uma dica para não desistir no meio do caminho é escolher um exercício físico que seja do seu agrado e se adapte às suas necessidades e estilo de vida. Confira alguns fatores que você deve considerar para acertar na escolha e conseguir deixar para trás de vez a vida sedentária.

Critérios para levar em conta ao escolher um exercício físico

Suas limitações físicas – é essencial escolher um exercício físico adequado ao seu nível de condicionamento físico e quaisquer problemas de saúde que você tiver. Para quem é iniciante, está inativo há algum tempo ou tem uma condição crônica, por exemplo, certas modalidades podem ser contraindicadas. Só um médico pode informar suas restrições, portanto, você deve consultar este profissional e fazer uma avaliação física antes de começar uma nova atividade.

Seus objetivos – defina quais resultados você espera atingir com o exercício físico. Perder peso? Fortalecer os músculos? Melhorar o condicionamento físico? Gerenciar uma condição crônica? Embora qualquer tipo de exercício físico traga benefícios para a saúde, cada um deles oferece diferentes resultados. Portanto, ter metas claras ajudará você a decidir qual é o treino ideal para você. 

Suas preferências – é muito mais provável que você consiga persistir na prática de um exercício físico se ela for prazerosa. Se ir à academia não é sua praia, você pode tentar dança, pilates, artes marciais e muitas outras opções! Para identificar seu estilo de exercício físico, considere também sua personalidade. Se você é sociável, pode gostar de esportes coletivos ou aulas de ginástica. Se não gosta de exposição, malhar em casa com a ajuda de um personal trainer pode ter mais a ver com você. 

Seu estilo de vida – escolha exercícios físicos que se encaixem na sua rotina. O ideal é que você tenha acesso fácil a elas. É mais conveniente frequentar uma academia que seja perto de casa ou do trabalho, por exemplo. Se a agenda cheia impede que você reserve um horário para se exercitar, uma alternativa é encontrar maneiras de ser mais ativo ao longo do dia, como fazer uma caminhada curta depois do almoço e trocar o elevador pelas escadas. 

Alterne diferentes tipos de exercício físico

Existem diferentes tipos de exercício físico. Procure incluir em sua rotina uma combinação deles, para que você trabalhe todos os aspectos de sua saúde e evite cair na monotonia. Mas lembre-se que é necessário ter aprovação médica.

Conheça as principais categorias de exercícios físicos e alguns de seus benefícios 

Exercícios aeróbicos – são aquelas que aumentam sua respiração e batimentos cardíacos, como caminhada, natação e ciclismo. Elas mantêm o coração, pulmões e sistema circulatório saudáveis, ajudam a eliminar gordura e aumentam a resistência física. 

Exercícios de força (musculação) – além de fortalecer os músculos, esse tipo de exercício queima calorias e protege os ossos. A modalidade inclui levantamento de pesos, agachamentos e flexões. 

Exercícios de equilíbrio – facilitam a caminhada e previnem quedas, sendo especialmente indicados para pessoas mais velhas. As atividades que melhoram o equilíbrio incluem tai chi chuan e ficar de pé em uma perna. 

Exercícios de flexibilidade – o envelhecimento diminui a flexibilidade dos músculos e tendões, o que aumenta o risco de dores musculares e dificulta a realização de tarefas diárias. Atividades como alongamento e ioga ajudam a manter o corpo flexível.  

Quaisquer que sejam os exercícios físicos escolhidos, você deve aprender a técnica correta de fazê-los, a fim de evitar lesões. Também é importante começar devagar e aumentar a intensidade gradualmente

Referências: 

https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/healthyliving/physical-activity-choosing-the-one-for-you – acessado em 23/01/2020

https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/fitness/in-depth/fitness/art-20044002 – acessado em 23/01/2020

https://www.health.harvard.edu/exercise-and-fitness/the-4-most-important-types-of-exercise – acessado em 23/01/2020

https://medlineplus.gov/exerciseandphysicalfitness.html – acessado em 23/01/2020

Fonte: https://www.envelhecersemvergonha.com.br/saude-e-bem-estar/como-escolher-um-exercicio-fisico

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Psicologia e comportamento, Saúde e marcado , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Confira: “Como escolher um exercício físico?”

  1. Lucimar disse:

    Muito bom!!! Quero ficar uma velhinha bem elástica e saudável!!! 😂

  2. Sergio Roberto Silva Dattoli disse:

    Exato, primo! Mais novo, para um novo, normal!
    Abraço com saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s