Inspiração musical – Forró em dobro – É tempo de celebrar a bela tradição dos festejos juninos!

A pandemia veio e os festejos juninos oficiais, deste 2020, foram cancelados, como não poderia ser diferente. Entretanto, a força desta época do ano, em que se celebram, a meu ver, as mais belas tradições populares pelo Nordeste brasileiro, segue muito viva.

Essa realidade cultural, de comemorações que começam com o 13 de junho, dia de Santo Antonio, chegam ao ápice com o São João, nos dias 23 e 24, e ainda encontram fôlego para celebrações pelo dia de São Pedro, 29, não passa em branco em qualquer cidade e lugarejo dessa região do Brasil. Quem vivenciou tal experiência, que guarda a lembrança desse período do ano pelo interior, sabe o que estou falando e pode avaliar a emoção que tais lembranças provocam!

Feita essa introdução, e para não deixar de trazer música, porque hoje é sábado, selecionei dois vídeos, recentemente publicados no YouTube, que mostram as belezas acima comentadas, nos trazem alegria tão importante para o momento inusitado de isolamento pelo qual passamos mas, acima de tudo, fazem acender a fogueira que o nordestino carrega na sua alma, em especial, por certo, estimulado por gravações/imagens marcantes que retratam os festejos naturalmente diferenciados que acontecerão este ano.

No primeiro vídeo, temos belo clipe oficial do excelente cantor e compositor Flávio Leandro, pernambucano, apresentando a canção “Vai Ter São João”, composta pelo artista em parceria com Davi Leandro.

O segundo vídeo, com excelente produção, temos a banda Mastruz com Leite, de Fortaleza-CE, e o clipe oficial para o forró “Arraiá Virtuá”, uma composição de Ferreira Filho e Rômulo César.

Então, mais do que nunca, essa chama não pode se apagar!

Curta, entre no clima que é pura emoção – a seguir:

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Músicas, Vídeos diversos e marcado , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Inspiração musical – Forró em dobro – É tempo de celebrar a bela tradição dos festejos juninos!

  1. Marcello SLR disse:

    Eita, saudade retada!!!

  2. Zé Rosa disse:

    Muito bom, esse ano vai ser diferente…

  3. Jose Paes Landim disse:

    Meu caro Dattoli, temos nas Festas Juninas uma das mais belas tradições Bahia, do que tão de perto me fala, pelo quanto me fora extremamente prazeroso, ter vivido um São João, com a família Fernandes (lembra do nosso amigo Leonidio) em Jaguaquara. Quanta hospitalidade, eu vi nos.seus habitantes nos momentos em que fôramos por eles recebidos em cada casa. Não é sem razão a existência da família Dattoli e de outros amigos, dentre os quais, por que esquecermos do Dr Rodolfo Teixeira, que tão bem soube dignificar a toga, quanto as grandes amizades, das quais fui um dos eleitos! É isso ai, amigo! Vamos reviver o que nos faz bem, utilizando-se esses espaços do isolamento, impostos pela indesejada pandemia do Coronavirus. Forte abraço, junto aos nossos votos de um domingo de paz e prazeroso.

  4. JCDattoli disse:

    Êta, amigo Landim, são lembranças que mexem conosco, por certo. Ainda bem que é no bom sentido. São pequenos detalhes que somam na história de vida, nas amizades cultivadas e até no caráter edificado. Vamos em frente, caríssimo. Grato pela generosa menção. Forte abraço!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s