“Diga Menos do que o Necessário” (vídeo animado)!

Neste vídeo bem produzido, com animação, publicado no canal IlustradaMente, você terá um resumo inteligente sobre a LEI Nº 4 “Diga sempre menos do que o necessário”, do livro AS 48 LEIS DO PODER, de Robert Greene e Joost Elffers.

Como não poderia ser diferente, será explorada a importância e a sabedoria de saber ser econômico nas palavras, de falar o essencial. Conforme realçado no curso do argumento, “palavras depois de pronunciadas não podem ser tomadas de volta”.

A grande sacada da mensagem, como uma boa regra geral, é: fale quando isso for necessário, nem mais, nem menos! Ou seja, há que se desenvolver a habilidade de saber falar, na medida certa, e de saber guardar silêncio, quando necessário. Isso se alinha com a afirmação, de reconhecida sabedoria, de que aprendemos mais ouvindo do que falando.

Ao final, e em vertente distinta, é também reconhecida a existência de estratégias como a do falastrão, do enganador e dissimulado, no estilo o “bobo da corte”, que pode ser utilizada com determinado propósito, não por acaso.

Vale assistir ao vídeo, refletir e tirar bom proveito. Para fechar a ideia do tema de hoje, deixo este instigante ditado popular: “A palavra vale prata, o silêncio vale ouro”.

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Livros e leitura, Psicologia e comportamento, Vídeos diversos e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para “Diga Menos do que o Necessário” (vídeo animado)!

  1. dulcedelgado disse:

    Assunto muitíssimo interessante e o video está muito bem construído. Aliás, como sempre acontece com esta série de videos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s