“Ambicioso ou acomodado? A personalidade que te deixa mais perto da felicidade”

Nosso estado de felicidade depende muito da nossa personalidade e se conseguimos encontrar prazer no contentamento

Direito de imagem Alamy Image caption – Nosso estado de felicidade depende muito da nossa personalidade e se conseguimos encontrar prazer no contentamento.

O pensador britânico do século 19 John Stuart Mill postulou em termos simples que a felicidade é “o prazer pretendido, e a ausência de dor”, enquanto a infelicidade é “a dor e a privação do prazer”.

Faço referência hoje a esse excelente artigo, publicado dia 6 passado no portal eletrônico da BBC NEWS Brasil, com análise sobre tipos de personalidade, a maneira como isso influencia o modo de viver dos indivíduos, o nível de satisfação cotidiana e sua sensação de felicidade.

Para desenvolver o argumento, o autor, Rafael Euba, que é médico e professor de psiquiatria, faz análise inteligente dos tipos de personalidade dos dois famosos personagens de Dom Quixote, magnífico romance do espanhol Miguel de Cervantes. Assim, o articulista explora como vivem e são mobilizados para a ação os indivíduos que apresentam, com maior e com menor intensidade, algumas características importantes, como a curiosidade, a inquietação, a ambição, a busca por ideais desafiadores, o nível de estabilidade emocional, entre outras.

Uma leitura agradável e enriquecedora, com bom nível de esclarecimento sobre um tema notoriamente desafiador, que pode lhe trazer importantes insights a respeito de fatores que contribuem sobremaneira para o chamado bem-estar psicológico. Confira no link a seguir:

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Frases célebres, Livros e leitura, Psicologia e comportamento e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para “Ambicioso ou acomodado? A personalidade que te deixa mais perto da felicidade”

  1. dulcedelgado disse:

    Tentemos um equilíbrio entre os D. Quixotes e os Sanchos Panças que existem em nós!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s