A pandemia que vivemos agora traz impactos gigantescos em todos os sentidos, para indivíduos, sociedades, organizações, países e até mesmo para o planeta. Mais do que matar muita gente, sem poupar localização geográfica, nível social, padrão de renda e até idade do indivíduo, é uma sacudida geral que veio para transformar pensamentos, paradigmas, hábitos, comportamentos, relações de consumo e, sem dúvida, irá modificar significativamente a escala de valores (ou crenças) que orientavam/estimulavam a vida cotidiana de grande percentual dos habitantes da terra.
O trecho daquela conhecida canção virou uma sentença insofismável: “nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia”!
E a propósito dessa constatação – em face do que estamos assistindo na vida real e das significativas mudanças em curso, em termos de saúde, de finanças, da economia das nações, das formas de relacionamento – do que não escapam os arranjos de funcionamento das empresas/organizações – e, por consequência, também no que respeita ao modo de atuação e o próprio desempenho profissional das pessoas, pelos quatro cantos do mundo – veja ilustração desse novo contexto retratado no vídeo a seguir, do IDEBRASIL – Instituto de Desenvolvimento Empresarial, que foi publicado no YouTube dois dias atrás.
Trata-se de bom panorama com exemplos de fortes mudanças provocadas pela pandemia, já observadas agora, e de outros tantos desdobramentos que virão na sequência, trazendo alterações profundas na vida daqui para a frente, conforme destacado no conteúdo do vídeo.
Definitivamente, temos um novo tempo com impactos de longo prazo, a influenciar gerações. Uma disrupção em escala gigantesca, com impacto generalizado, com o simples (?) detalhe de que chegou inesperadamente por conta de um vírus, em velocidade e magnitude não previstas até cinco meses atrás!
Vale pensar e atentar para essa revolução gigantesca, não motivada por qualquer incursão bélica conforme conhecíamos das guerras promovidas por contingentes humanos, que está abalando o mundo inteiro.
Confira a seguir:
Eu concordo com tudo isto e creio também que vamos entrar num tempo diferente e em que a vida é o dia-a-dia serão valorizados.
Hoje contudo ouvi uma notícia sobre as repercussões no planeta do uso de máscaras e luvas a nível mundial e como isso já está a afectar a poluição dos mares. Infelizmente a falta de cuidado não se alterou com a pandemia.
Estávamos a tentar ultrapassar o uso de sacos de plástico e agora ainda se juntam estes novos resíduos …
Façamos o nosso melhor todos os dias…mas realmente a humanidade não aproveita as oportunidades…
Grato, Dulce. De fato, as pessoas terão que ser conscientes e colaborar, efetivamente, para o controle de possível poluição/contaminação ambiental por conta dos EPIs que dominam a cena nestes novos tempos. É uma preocupação adicional, com certeza!
Com que pertinência foi feita essa abordagem, exatamente pelo quanto o Civid- 19 já está levando a humanidade a profundas reflexões, porém, em se tratando de um processo com vistas a um novo mundo, moldado numa nova ordem de valores, melhor falarão as circunstâncias quanto à forma desse novo viver.
Exato, caro Landim. Seguramente, há muito a ser descortinado após esta terrível tempestade!