Impactos da COVID-19 – 100 anos de mudanças pela frente (vídeo)!

A pandemia que vivemos agora traz impactos gigantescos em todos os sentidos, para indivíduos, sociedades, organizações, países e até mesmo para o planeta. Mais do que matar muita gente, sem poupar localização geográfica, nível social, padrão de renda e até idade do indivíduo, é uma sacudida geral que veio para transformar pensamentos, paradigmas, hábitos, comportamentos, relações de consumo e, sem dúvida, irá modificar significativamente a escala de valores (ou crenças) que orientavam/estimulavam a vida cotidiana de grande percentual dos habitantes da terra.

O trecho daquela conhecida canção virou uma sentença insofismável: “nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia”!

E a propósito dessa constatação – em face do que estamos assistindo na vida real e das significativas mudanças em curso, em termos de saúde, de finanças, da economia das nações, das formas de relacionamento – do que não escapam os arranjos de funcionamento das empresas/organizações – e, por consequência, também no que respeita ao modo de atuação e o próprio desempenho profissional das pessoas, pelos quatro cantos do mundo – veja ilustração desse novo contexto retratado no vídeo a seguir, do IDEBRASIL – Instituto de Desenvolvimento Empresarial, que foi publicado no YouTube dois dias atrás.

Trata-se de bom panorama com exemplos de fortes mudanças provocadas pela pandemia, já observadas agora, e de outros tantos desdobramentos que virão na sequência, trazendo alterações profundas na vida daqui para a frente, conforme destacado no conteúdo do vídeo.

Definitivamente, temos um novo tempo com impactos de longo prazo, a influenciar gerações. Uma disrupção em escala gigantesca, com impacto generalizado, com o simples (?) detalhe de que chegou inesperadamente por conta de um vírus, em velocidade e magnitude não previstas até cinco meses atrás!

Vale pensar e atentar para essa revolução gigantesca, não motivada por qualquer incursão bélica conforme conhecíamos das guerras promovidas por contingentes humanos, que está abalando o mundo inteiro.

Confira a seguir:

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Marketing e Tecnologia, Meio ambiente, O ser humano no contexto das organizações, Psicologia e comportamento. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Impactos da COVID-19 – 100 anos de mudanças pela frente (vídeo)!

  1. dulcedelgado disse:

    Eu concordo com tudo isto e creio também que vamos entrar num tempo diferente e em que a vida é o dia-a-dia serão valorizados.
    Hoje contudo ouvi uma notícia sobre as repercussões no planeta do uso de máscaras e luvas a nível mundial e como isso já está a afectar a poluição dos mares. Infelizmente a falta de cuidado não se alterou com a pandemia.
    Estávamos a tentar ultrapassar o uso de sacos de plástico e agora ainda se juntam estes novos resíduos …
    Façamos o nosso melhor todos os dias…mas realmente a humanidade não aproveita as oportunidades…

    • JCDattoli disse:

      Grato, Dulce. De fato, as pessoas terão que ser conscientes e colaborar, efetivamente, para o controle de possível poluição/contaminação ambiental por conta dos EPIs que dominam a cena nestes novos tempos. É uma preocupação adicional, com certeza!

  2. Jose Paes Landim disse:

    Com que pertinência foi feita essa abordagem, exatamente pelo quanto o Civid- 19 já está levando a humanidade a profundas reflexões, porém, em se tratando de um processo com vistas a um novo mundo, moldado numa nova ordem de valores, melhor falarão as circunstâncias quanto à forma desse novo viver.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s