Pandemia x comportamentos: interessantes reflexões e bons aconselhamentos – texto de Clara Dawn (Portal Raízes)!

Esperança é a única coisa mais forte que o medo! #Fe #Esperanca ...

Deparei com artigo interessante e bem oportuno, assinado pela escritora e psicanalista Clara Dawn, publicado recentemente no Portal Raízes, intitulado “Ansiedade e medo: quando a ida ao supermercado se torna angustiante”. O texto traz, a meu ver, apropriadas reflexões a respeito de comportamentos dos indivíduos (observados e observáveis), como resultado dessa situação imprevista e grandemente desestruturadora provocada pela atual pandemia.

A autora começa analisando comportamentos reprováveis (até desumanos) que têm acontecido nesse período de recolhimento social, realça o aflorar de medos e da ansiedade – para o que se utilizou da situação de uma simples ida ao supermercado – partindo, em seguida, para apontar potenciais que possuímos capazes de nos levar à superação desse trauma, enfocando o cuidado com a saúde mental, a prevenção de adoecimentos e até mesmo de atos mais extremos.

A mensagem traz um fecho alentador, tão necessário neste momento, ao evocar a importância de que pratiquemos a esperança!

Leia. Acredito que você também irá gostar – clique no link a seguir:

https://www.portalraizes.com/ansiedade-e-medo-quando-a-ida-ao-supermercado-se-torna-angustiante/

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Frases célebres, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento e marcado . Guardar link permanente.

2 respostas para Pandemia x comportamentos: interessantes reflexões e bons aconselhamentos – texto de Clara Dawn (Portal Raízes)!

  1. Muito boa matéria. De fato, as pessoas pioraram. Havia a esperança de que pasassem a interagir com a natureza, compreendessem o nosso papel no mundo e praticassem a humanidade. O que ocorreu foi um transtorno mental aumentado e generalizado. Poucas pessoas entendem e aproveitam a pandemia para se tornarem melhores. Lástima!

    • JCDattoli disse:

      Grato, Sandra!
      Nada obstante o que você argumenta, creio firmemente que, apesar de muitas pessoas desperdiçarem este período de recolhimento forçado para evoluir bem mais do que poderiam estar fazendo, haverá um saldo bastante positivo resultante desta tempestade trazida pelo coronavírus, em termos de espiritualidade, de convivência, de um olhar mais sistêmico e, também, menos materialista. A humanidade resultará melhor, a despeito dos estragos e adoecimentos naturais provocados por uma circunstância tão dramática como a que atravessamos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s