‘5 práticas para fortalecer sua mente’ – Texto interessante/oportuno!

“Quando você luta com os monstros que estão na sua mente, aprende que eles estão lá para deixá-lo mais forte.”

Achei muito interessante, com boa lógica e por demais oportuno, o argumento do empresário/CEO Raul Villacis, trazido nesta matéria publicada semana passada no portal da Revista PEGN (Pequenas Empresas & Grandes Negócios), a respeito de 5 práticas que o indivíduo pode adotar para fortalecer a sua mente.

Villacis passeia sobre questões comportamentais que considero muito significativas, notadamente em situação de crise, dando realce, por exemplo, para o que chama de ‘aptidão emocional’. Entre as cinco dicas que oferece para que a pessoa possa prosperar em pleno caos, a meu ver de grande utilidade, destacaria o papel da autoconsciência para as emoções que afloram, o autocontrole (manter a calma) e o enfrentamento dos medos, fatores que têm merecido diversas postagens aqui no blog.

Ainda que a matéria esteja mais direcionada para os empreendedores, vale entender que a aplicação do referido conteúdo tem validade para qualquer pessoa que queira evoluir, avançar, prosperar e demonstrar capacidade de superação frente a grandes adversidades, independentemente da profissão e área em que atue.

Para conferir toque especial ao texto, vale destacar a informação de que o empresário, juntamente com sua esposa, acabam de superar o adoecimento pelo novo e temível vírus.

Leia a seguir:

“5 práticas para fortalecer sua mente

A capacidade de manter a calma sob pressão é uma das principais

estresse; nervosismo; calma (Foto: ThinkStock)
O maior desafio é vencer a tentação argumentar com a realidade desejando que as coisas não fossem assim (Foto: ThinkStock)

Em tempos de crise, há aqueles que são paralisados pelo medo e aqueles que são estimulados pela ocasião. Este último tipo de indivíduo sabe tem a mentalidade de não apenas suportar, mas prosperar em meio do caos, entendendo que suas atitudes de agora determinam que tipo de vida levará daqui a dez anos.

E o que separa esses indivíduos da grande maioria? Segundo Raul Villacis, empresário, investidor e CEO de uma plataforma online de investimentos, é a capacidade de manter a calma sob imensa pressão e se concentrar no que é preciso transformar para superar o desafio.

As pessoas descritas por Raul Villacis têm a capacidade de mudar sua percepção quando a realidade se altera – vencendo a tentação de argumentar com a realidade desejando que as coisas não fossem assim.

Aptidão emocional não é o mesmo que inteligência emocional para Villacis. “Embora estejam relacionadas, a inteligência emocional é a capacidade de empatia, de se colocar no lugar do outro. Aptidão emocional é a capacidade de entender nosso papel quando o chão desmorona debaixo dos nossos pés”, explica.

Aqui estão cinco maneiras pelas quais os empreendedores podem aumentar sua aptidão emocional, como o investidor enumerou no site Entrepreneur.

1. Faça checks mentais diários
Sua reação a qualquer estímulo é, em certa medida, involuntária. Se você pisa em uma pecinha de brinquedo, sente raiva quase que simultaneamente à dor. Quando assiste ao noticiário, fica ansioso. Esses pensamentos e emoções chegam a você antes que sua racionalidade tenha a chance de acompanhar.

De duas a três vezes por dia, reserve um minuto para fazer uma checagem mental e descobrir em que está se concentrando. Observe que as emoções estão à flor da pele. “Você está estressado porque está focado nas coisas negativas que estão acontecendo ou está animado com as oportunidades que estão à sua frente?”, questiona Raul Villacis.

Quando o indivíduo está no piloto automático, é fácil deixar que sentimentos negativos sobrecarregarem todo o resto – ainda que isso não seja feito conscientemente.

“Você pode conscientemente mudar seu foco e interromper o padrão de estar no piloto automático. Ao fazer esse check mental várias vezes ao dia, você fornecerá os dados para entender por que se sente desse jeito.”

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento, Saúde. Bookmark o link permanente.

2 respostas para ‘5 práticas para fortalecer sua mente’ – Texto interessante/oportuno!

  1. Arnaldo de Castro Costa disse:

    Ótimas dicas!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s