“Só devemos celebrar o que de fato se realizou?” – Reflexão com Luiz Hanns/Casa do Saber

O princípio, ou recurso, muito valioso, à luz das técnicas para atingimento de metas e até mesmo no contexto da chamada “Psicologia Positiva, ou da Felicidade”, é o da ‘projeção’ quanto a uma realização pretendida. Em outras palavras, seria a “arte” da visualização futura para causar emoção no agora que, por seu turno, seria capaz de causar sensação de bem-estar e motivar para a ação efetiva. É o comportamento, ou habilidade, de “saber enxergar feito o que ainda não se concretizou”!

Diversos estudiosos do desenvolvimento humano asseguram que esse tipo de recurso/habilidade/atitude, de sentir a satisfação antecipada por um desejo que se realizará no futuro, faz muita diferença para a evolução, para a mudança, para o êxito individual. Isso, entre outras razões, funcionaria como motivação necessária para alimentar positivamente a jornada, enquanto se busca o objeto de desejo!

Por conta disso, cuja linha de pensamento já mereceu algumas postagens aqui no blog, repercuto recente vídeo da Casa do Saber, postado ontem, com o excelente Luiz Hanns, psicólogo, psicanalista e escritor. Ele traz instigante abordagem sobre celebrar vitórias antecipadamente, ou, em outras palavras, sobre a importância de comemorar as realizações antes da hora, antes que efetivamente se concretizem, em oposição ao pensamento de que “é melhor não ter expectativas para evitar decepções”. Mais precisamente, o expositor defende que se deve celebrar cada passo, no momento em que cada etapa é alcançada e seja reconhecida como contribuição para que o objetivo maior se realize.

Acredito, não de agora, que celebrar cada passo alcançado, por menor que seja, tem efeito positivo, até porque a vida e a felicidade estão em cada dia, até mesmo nos pequenos detalhes. Mas é claro que existem percepções diferentes e até mesmo divergentes, conforme deixa claro, ao final, o próprio Luiz Hanns.

Em suma, entendo ser muito interessante, como fator diferencial significativo, a conjugação da habilidade de “enxergar feito” com a capacidade, e disposição, de celebrar os passos e marcos de uma jornada, ou desejo maior, que se concretizará mais adiante!

Veja o vídeo (duração de apenas 5:48), reflita e tire as suas conclusões!

A seguir: 

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Motivação e crescimento humano, O ser humano no contexto das organizações, Psicologia e comportamento, Vídeos diversos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s