O princípio, ou recurso, muito valioso, à luz das técnicas para atingimento de metas e até mesmo no contexto da chamada “Psicologia Positiva, ou da Felicidade”, é o da ‘projeção’ quanto a uma realização pretendida. Em outras palavras, seria a “arte” da visualização futura para causar emoção no agora que, por seu turno, seria capaz de causar sensação de bem-estar e motivar para a ação efetiva. É o comportamento, ou habilidade, de “saber enxergar feito o que ainda não se concretizou”!
Diversos estudiosos do desenvolvimento humano asseguram que esse tipo de recurso/habilidade/atitude, de sentir a satisfação antecipada por um desejo que se realizará no futuro, faz muita diferença para a evolução, para a mudança, para o êxito individual. Isso, entre outras razões, funcionaria como motivação necessária para alimentar positivamente a jornada, enquanto se busca o objeto de desejo!
Por conta disso, cuja linha de pensamento já mereceu algumas postagens aqui no blog, repercuto recente vídeo da Casa do Saber, postado ontem, com o excelente Luiz Hanns, psicólogo, psicanalista e escritor. Ele traz instigante abordagem sobre celebrar vitórias antecipadamente, ou, em outras palavras, sobre a importância de comemorar as realizações antes da hora, antes que efetivamente se concretizem, em oposição ao pensamento de que “é melhor não ter expectativas para evitar decepções”. Mais precisamente, o expositor defende que se deve celebrar cada passo, no momento em que cada etapa é alcançada e seja reconhecida como contribuição para que o objetivo maior se realize.
Acredito, não de agora, que celebrar cada passo alcançado, por menor que seja, tem efeito positivo, até porque a vida e a felicidade estão em cada dia, até mesmo nos pequenos detalhes. Mas é claro que existem percepções diferentes e até mesmo divergentes, conforme deixa claro, ao final, o próprio Luiz Hanns.
Em suma, entendo ser muito interessante, como fator diferencial significativo, a conjugação da habilidade de “enxergar feito” com a capacidade, e disposição, de celebrar os passos e marcos de uma jornada, ou desejo maior, que se concretizará mais adiante!
Veja o vídeo (duração de apenas 5:48), reflita e tire as suas conclusões!
A seguir: