Abro espaço hoje para um breve filosofar e, de quebra, uma revisita a pensamentos sábios de algumas personalidades que deixaram significativas marcas na história da humanidade!
Para tanto, trago interessante vídeo, mais um do canal Epifania Experiência, com retrospectiva de pensamentos filosóficos impactantes e que orientam para um estilo de vida mais equilibrado e menos sofrido, na tônica de um viver em paz em qualquer circunstância, segundo a linha da Filosofia denominada Estoicismo, surgida há mais de 2 mil anos, que privilegia o conhecimento (as virtudes) e abdica dos sentimentos externos e dos “vícios”.
Na sequência, o argumento ganha reforço com a linha de raciocínio chamada de Minimalista, um estilo de viver que parece ganhar número crescente de adeptos, mundo afora, em contraponto ao consumismo desenfreado.
Seguramente, as frases destacadas ao longo do vídeo são impactantes e merecem a nossa atenção, sobretudo porque, diria, o ser humano tende muito a procurar sarna para se coçar, gosta de inventar sofrimento e por aí vai. Desconfio mesmo que exista um grande déficit de racionalidade pelo mundo afora.
E como boa síntese do argumento geral trazido no vídeo, sob inspiração do Estoicismo, alguém registrou, em um dos comentários:
“Nós estamos normalmente mais assustados do que machucados; e sofremos mais na imaginação do que na realidade”!
Os pensamentos e a lógica arquitetados no vídeo, acredito, trazem sacadas preciosas para um viver mais sensato e com menos sofrido autogerado. Não custa assistir e fazer suas reflexões. Que você tire bom proveito!
Boa. Sempre vale refletir.
Um bom confronto teórico filosófico seria também trazer a visão epicurista, do prazer associado com valores!
Legal, Arnaldo. Não tenho dúvida de que será uma abordagem muito interessante. As áreas da filosofia são mesmo encantadoras!
Grato, amigo!
Uma excelente reflexão.
Às vezes sinto raiva ou desprezo pelo que fazem outras pessoas, às vezes tenho gana de elimina-las do planeta. Geralmente isto ocorre porque os fatores externos são chocantes. Não posso ver alguém em condição de inferioridade ou de submissão, como é o caso de crianças e animais, sendo maltrados. Injustiça me pega de jeito e me cega. Portanto, eu estou longe da perfeição. É, pior, não há remédios que me curem. Parabéns pela matéria.
Amiga Sandra, grato pelo seu depoimento. Como sabemos, a perfeição não existe. Todos temos o lado sombra e trazemos pontos fracos. Mas sei que você detém muitas virtudes!!!
Forte abraço!
Maravilhoso esse vídeo. Um resumo simples e objetivo com lições preciosas para o dia a dia. Gratidão, Dattoli.
Como visto, caro Pedro, há muito conhecimento acumulado à espera de um olhar e atenção mais atentos!
Grato, forte abraço!