Vez por outra trago abordagens aqui sobre o mundo corporativo, liderança, cultura organizacional e questões envolvendo atividades profissionais e empregabilidade para as pessoas das diversas idades e gerações. No particular, dentro da perspectiva de que, mesmo fazendo um recorte especial para o tema da longevidade, tendo por foco aqueles que desejam se manter em atividade por mais tempo, chamo especial atenção para o público formado por profissionais mais maduros, para a necessidade de atentar para as evoluções, as mudanças e avanços nas formas de trabalho, na tecnologia e nas competências individuais, sobretudo naquelas demandas por habilidades que signifiquem atualização com as tendências para um futuro próximo.
A esse respeito, recebi de um amigo e colaborador matéria muito boa, publicada no portal do jornal Valor Econômico, no último dia 9, com o título ‘Habilidades profissionais essenciais a partir de 2020’. O conteúdo traça, no meu ponto de vista, inteligente panorama a respeito dos desafios para a empregabilidade a partir de agora, seja no que respeita às habilidades (competências) de natureza técnica, seja, ainda, com relação a aspectos de relacionamentos, inteligência emocional, rede de relacionamento etc. Portanto, um importante subsídio para o planejamento de vida e carreira.
Em suma, a publicação explora, em boa síntese, “O que é preciso desenvolver para enfrentar as grandes transformações no mercado de trabalho”. Dentro da lógica de que precisamos estar atentos ao contexto, incluindo as inovações e tendências, e que, mais do que nunca, há a necessidade de permanente desenvolvimento individual para um mundo profissional em permanente mudança/inovação, creio que o conteúdo pode lhe ser útil.
Para ler a matéria, clique no link a seguir. Vale ficar de olho!
Sensacional tema.
As mudanças impostas pela nova geração é tão somente à nova geração. O conhecimento técnico e suas habilidades não são o suficiente para um sucesso na carreira e maleabilidade na Empresa. Algumas coisas ao longo do tempo, foram se perdendo e o foco ficou muito técnico e pouco humano.
Para não me alongar na reflexão, é justamente isso que vai balizar os futuros destaques e CEO’s das empresas. Desenvolvimento como: Assumir a responsabilidade; interesse pela empresa em seu contexto de mercado; pensar como se fosse o dono; ser parte da solução; ser um bom ouvinte; ajudar as pessoas; comemorar as metas batidas como se fossem suas; ter boa oratória; estar presente 100% quando estiver conversando; ser otimista e tantas outras habilidades básicas, irão fazer a diferença no profissional que as domina-las.
É isso
Excelente, Aguinaldo. Você fez uma bela síntese de habilidades essenciais!!!