‘FÉ E RAZÃO PODEM CAMINHAR JUNTAS? – Luis Mauro Sá’

Abro a semana com interessante e provocativa abordagem do professor Luis Mauro Sá, em recente vídeo publicado pela Casa do Saber. Ele nos instiga a pensar sobre estas duas dimensões inerentes ao ser humano: 1) ‘o poder do acreditar’, ou seja, a fé que de alguma maneira cada um de nós tem sobre as coisas; e 2) ‘o poder da razão’, a busca por comprovação em relação às crenças, em especial as ditas pelos outros. 

Como diz o expositor, a fé e a crença têm obviamente os seus limites. O segredo está em compreender sua complementaridade com a razão, portanto, a convivência com dimensões que não podem ser negadas, em especial porque não são antagônicas, apesar de conflituosas. Transitam aí os lados racional e emocional do indivíduo.

São reflexões que contribuem de certa forma para a jornada do autoconhecimento e, convenhamos, tratam do cotidiano, do mundo real das pessoas, suas certezas, dúvidas e inquietações. Vale a pena assistir (o vídeo tem duração de apenas 4:46):

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Meditação e Espiritualidade, Psicologia e comportamento, Vídeos diversos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s