Este vídeo com Luiz Hanns, doutor em psicologia e escritor, mais um da Casa do Saber, vem em boa hora, traz inteligente ponderação a respeito de clichês sobre estilo de vida e verdeira realização pessoal, a partir do que muito se fala por aí como “preciosos achados e verdades” sobre arrependimentos das pessoas que estão em estado terminal, ou seja, no fim da vida.
Ouça a narrativa dele e conclua o que realmente pode ser importante para o indivíduo ao fim e ao cabo da sua existência humana, se pensarmos em uma vida plena e efetivamente realizadora. Seria mesmo ter convivido mais com os amigos, viajado mais, ter ficado mais tempo com a família, trabalhado menos, ou, sem maiores rupturas ou completo afastamento dos que lhe são caros, seria ter lutado mais pelos sonhos, pela boa ambição, saber ultrapassar (e encerrar) ciclos, deixar um bom legado???
Sem dúvida, boa provocação e convite para que você reflita a esse respeito. Confira a seguir (o vídeo está no YouTube) e tem duração de 7:44. Confira!
Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Leva vantagem no final, quem sabe, fechar ciclos numa boa.
Acredito nisso mesmo, Sérgio. Isso é sabedoria de vida!!!
Abraço
Muito bom para reflectir em muitos momentos da vida!
É. Também considerei muito próprias essas ponderações. Um choque de realidade é sempre bom!