A saúde mental de influenciadores digitais e seus influenciados – Pedro de Santi (excelente vídeo)!!!

Chega em momento bastante oportuno este vídeo com Pedro de Santi, que é professor, psicanalista e filósofo, publicado ontem pela Casa do Saber, em seu canal no YouTube.

Considero o vídeo excelente, pela capacidade expositiva, em termos de conteúdo e de clareza, sobretudo em face de tema bastante complexo, ao abordar sobre a relação entre influenciadores e influenciados neste mundo de informações e de opiniões que não para de crescer, desde o advento da internet, presente nas mídias digitais.

Como argumentado, essa realidade da atuação digital, da busca frenética de exercer influência e de obtenção de reconhecimento (“likes”, compartilhamentos etc.) pode se tornar doentia. O professor chama a atenção para o “sonho de consumo” de hoje, de ser influenciador digital, que mobiliza desde as pessoas mais jovens.

Em especial, ele procura refletir sobre a saúde mental desses atores, em face de um  ambiente de crescente nível de interações pelos múltiplos canais (YouTube, Facebook, Instagram, Snapchat, LinkedIn, blogs etc.), que envolve os influenciadores e, claro, os influenciados. Vale a pena conferir!

Seguramente, o conteúdo serve de convite para boas reflexões. Veja a seguir (o vídeo tem duração de apenas 5:07):

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Psicologia e comportamento, Saúde, Vídeos diversos. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para A saúde mental de influenciadores digitais e seus influenciados – Pedro de Santi (excelente vídeo)!!!

  1. dulcedelgado disse:

    Muitíssimo interessante e sempre matéria para pensar/repensar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s