Para além das boas intenções, faça acontecer!!!

O breve papo de hoje é sobre intenção e realização. Convenhamos, sem procurar atalhos, as coisas não acontecem porque não são feitas. É questão de atitude. Simples assim!

Não custa repetir o que já sabemos: ter apenas pensamento, ideia e boas intenções não é o bastante. A evolução, a mudança, o alcance efetivo dos resultados esperados para a realização de intenções e planos acontece pela ação, pela atitude determinada. Em suma, é preciso colocar as ideias, os desejos e planos em execução, sair da ideia para a prática. De novo, como tenho enfatizado em inúmeras oportunidades, o grande diferencial é a atitude!

Saber o que se quer (visão) e ser determinado na iniciativa do fazer (ação) é a combinação que deve estar sempre ativada na nossa mente. A esse respeito, eis o que disse Joel Barker:

Uma visão sem ação não passa de um sonho. Ação sem visão é só um passatempo. Mas uma visão com ação pode mudar o mundo.... Frase de Joel Barker.

E é por aí, com esse pragmatismo, que fazemos as mudanças, que deixamos as nossas marcas, que se deixam legados. Muito mais comum do que se imagina, o que não faltam são pessoas cheias de sacadas interessantes, por vezes geniais, com muita opinião e até bem intencionadas, que não chegam lá, não logram êxito exatamente porque não conseguem fazer acontecer.

Vale notar que nas organizações em geral essa constatação é também verdadeira, por vezes responsável pelo insucesso do próprio negócio. Segundo reiterados estudos, bem mais do que metade das estratégias definidas e divulgadas não se transforma em realidade. Tanto é assim que um dos principais desafios corporativos, há bastante tempo, é fazer com que o planejamento aconteça na prática, as ações sejam efetivamente executadas. Nesse caso, adotar uma cultura que leve o conjunto da empresa/organização a assimilar e demonstrar real compromisso com a disciplina da execução é desafio a ser permanentemente enfrentado!

Como reflexão final, transcrevo pensamento do genial renascentista italiano Leonardo da Vinci, (1452 – 1519) que vi publicado no blog Pratique o Bem Hoje:

Fiquei impressionado com a urgência de fazer

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Frases célebres, Motivação e crescimento humano, O ser humano no contexto das organizações, Psicologia e comportamento. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Para além das boas intenções, faça acontecer!!!

  1. Excelente reflexão, Dattoli. Teoria, planejamento e boa intenção são etapas necessárias, mas “não enchem barriga” se não forem colocadas em prática. Gratidão também por ilustrar o artigo com uma das publicações do nosso pratiqueobemhoje.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s