O breve papo de hoje é sobre intenção e realização. Convenhamos, sem procurar atalhos, as coisas não acontecem porque não são feitas. É questão de atitude. Simples assim!
Não custa repetir o que já sabemos: ter apenas pensamento, ideia e boas intenções não é o bastante. A evolução, a mudança, o alcance efetivo dos resultados esperados para a realização de intenções e planos acontece pela ação, pela atitude determinada. Em suma, é preciso colocar as ideias, os desejos e planos em execução, sair da ideia para a prática. De novo, como tenho enfatizado em inúmeras oportunidades, o grande diferencial é a atitude!
Saber o que se quer (visão) e ser determinado na iniciativa do fazer (ação) é a combinação que deve estar sempre ativada na nossa mente. A esse respeito, eis o que disse Joel Barker:
E é por aí, com esse pragmatismo, que fazemos as mudanças, que deixamos as nossas marcas, que se deixam legados. Muito mais comum do que se imagina, o que não faltam são pessoas cheias de sacadas interessantes, por vezes geniais, com muita opinião e até bem intencionadas, que não chegam lá, não logram êxito exatamente porque não conseguem fazer acontecer.
Vale notar que nas organizações em geral essa constatação é também verdadeira, por vezes responsável pelo insucesso do próprio negócio. Segundo reiterados estudos, bem mais do que metade das estratégias definidas e divulgadas não se transforma em realidade. Tanto é assim que um dos principais desafios corporativos, há bastante tempo, é fazer com que o planejamento aconteça na prática, as ações sejam efetivamente executadas. Nesse caso, adotar uma cultura que leve o conjunto da empresa/organização a assimilar e demonstrar real compromisso com a disciplina da execução é desafio a ser permanentemente enfrentado!
Como reflexão final, transcrevo pensamento do genial renascentista italiano Leonardo da Vinci, (1452 – 1519) que vi publicado no blog Pratique o Bem Hoje:
Excelente reflexão, Dattoli. Teoria, planejamento e boa intenção são etapas necessárias, mas “não enchem barriga” se não forem colocadas em prática. Gratidão também por ilustrar o artigo com uma das publicações do nosso pratiqueobemhoje.com
Valeu, parceiro!!!
Abração
Assino por baixo!!
Grato, Dulce!