Seguindo o papo de ontem sobre a grande temática Autoconhecimento e afins (autoconsciência, autoestima, inteligência emocional, espiritualidade etc.), o foco hoje vai, mais uma vez, para a desafiadora variável chamada Felicidade. Para tanto, recorro ao vídeo publicado no YouTube, no último dia 18, por TEDx Talks, com o título FELICIDADE BASEADA EM EVIDÊNCIA, registrando excelente palestra do médico oncologista Carlos José Coelho de Andrade (link abaixo).
“… A felicidade não pode ser um tema para se deixar para o final da vida…”
Dando mostras de ser um admirável estudioso e pesquisador a respeito do tema, Dr. Carlos José traz uma argumentação de consistência impressionante, ricamente ilustrada por citações, pensamentos e exemplos os mais diversos. Entre os mais variados recursos de nossa possível atuação, ele destaca três instrumentos muito significativos para o bem-estar e a felicidade: a atenção no momento presente; a gratidão; e a meditação.
Ao atentar para o conjunto da argumentação, você notará que o autoconhecimento permeia a lógica do discurso, do início ao fim!
Gostei muito da palestra e asseguro ter valido a pena dedicar 17 minutos do meu tempo para ouvir a exposição, que integra ciclo de conferências do TED, cujo acervo, pela qualidade dos conteúdos e dos expositores, uso periodicamente como subsídios e faço menção por aqui.
Recomendo que você reserve um tempinho e assista ao vídeo. Acredito que irá gostar!