CAMINHOS PARA A EMPATIA – Importante abordagem por Claudia Feitosa-Santana (vídeo)

A empatia é uma das pontes entre o egoísmo e o altruísmo.”

Avançar no autoconhecimento é tarefa necessária para o bem viver, porque permite ao indivíduo estar mais consciente a respeito do seu “eu”, mais esclarecido sobre quem verdadeiramente é, o que quer ser, quais as suas virtudes, potencialidades, limitações, pontos fracos, deixando-o assim mais preparado para lidar com as emoções, os revezes, as opiniões dos outros. Disso resulta uma pessoa mais elucidada e menos insegura, o que contribui ainda para a elevação da sua autoestima. Logo, na trilha da evolução individual, buscar autoconhecer-se é investimento a ser feito permanentemente, num contínuo sem-fim, com um detalhe importante: trata-se de tarefa indelegável!

Nesse contexto, que compreende inúmeras facetas, um dos fatores a considerar é a empatia. Conforme tenho trazido aqui em variadas postagens, tratando sobre autoconhecimento, inteligência emocional e outras abordagens com vistas à evolução pessoal, a empatia é também uma habilidade (competência), e como tal pode (e deve) ser desenvolvida, sobretudo pelo seu poder de contribuir para a boa qualidade das relações interpessoais.

A respeito do tema, selecionei para hoje o interessante vídeo abaixo, com a pós-doutora em neurociências integradas Claudia Feitosa-Santana, publicado no YouTube pela Casa do Saber. Claudia nos oferece abordagem mais aprimorada sobre a empatia, ao trazer os conceitos de ‘empatia automática’ (“contagiosa”) e ‘empatia cognitiva’, esclarecendo, entre outros pontos, que “não dá para empatizar com todo mundo o tempo todo”. Ao final, apresenta quatro dicas para que a pessoa possa ampliar a sua empatia.

Veja o vídeo, a seguir, que tem duração de apenas 6:28. Bom proveito!!!

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Meditação e Espiritualidade, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento. Bookmark o link permanente.

4 respostas para CAMINHOS PARA A EMPATIA – Importante abordagem por Claudia Feitosa-Santana (vídeo)

  1. Luci disse:

    Muito bacana saber que a empatia pode ser trabalhada, pois, até então, seria apenas intuitiva, de alma… Interessante!

  2. dulcedelgado disse:

    Estes videos fazem-nos sempre sentir…que temos muito para melhorar!

    • José Clovis Batista Dattoli disse:

      Essa é sempre a minha percepção, também. Como diz o poeta, somos eternos aprendizes. O bom é que essa consciência, de realidade e de humildade, faz muito bem!
      Grato pelo registro, Dulce!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s