LONGEVIDADE e OTIMISMO: Pesquisas evidenciam que pessoas otimistas tendem a viver mais e melhor!

Já vai bom tempo que busco encontrar um lado positivo nos acontecimentos e nas coisas da vida em geral. Enxergar o copo meio cheio, ao invés de meio vazio, exerce predominância na minha mente. Sou grato por isso!

Com o passar dos anos, e o elevar da consciência, fui observando que as pessoas que conseguem mais e melhores realizações, que demonstram equilíbrio e bem-estar no dia a dia e, ainda, que alcançam idades mais avançadas com qualidade de vida são aquelas que demonstram mentalidade positiva e uma visão predominantemente otimista sobre as circunstâncias do cotidiano e perspectivas futuras. 

Ou seja, com a marcha da vida vejo consolidada a minha crença de que ser otimista e manter a esperança, mentalizando positivamente em relação ao hoje e ao amanhã, é trunfo importante para o bem viver, pois favorece o acúmulo de êxitos em termos pessoais, espirituais e profissionais.

Acredito, firmemente, que ver a vida com bons olhos é rega fértil para a alma!

Não por acaso, procuro evidenciar a importância dessa mentalidade (ou estado de espírito) por onde ando, com quem interajo, nas minhas escritas, em palestras etc.

A imagem a seguir, com pragmático pensamento do grande empreendedor Jorge Paulo Lemann, dá um tom a respeito dessa crença:

Resultado de imagem para um pessimista Imagem: Google – Facebook

A respeito do tema, que aparece aqui no blog com certa frequência, cabe lembrar, em especial, postagem de 21 de fevereiro de 2018, tendo por título este impactante pensamento – e exposição registrada em vídeo -, do destacado palestrante Mário Cortella:

“O pessimista, antes de tudo, é vagabundo”!

Para quem quiser rever, eis o link: https://obemviver.blog.br/2018/02/21/o-pessimista-antes-de-tudo-e-vagabundo-oportuna-reflexao-sobre-pessimismo-otimismo/.  

Em reforço, volto agora trazendo resultado de comprovações com base em pesquisas sérias, objeto de recente matéria divulgada na Revista Bula, enfatizando os benefícios auferidos pelas pessoas otimistas, nomeadamente as suas chances de uma vida mais longa, cuja mentalidade predispõe esses indivíduos a uma série de comportamentos saudáveis, que por seu turno resultam em melhores condições de saúde física e mental.

Leia a seguir:

“Pessoas otimistas têm 70% mais chances de viver até os 85 anos, diz estudo

POR HELENA OLIVEIRA

A saúde mental, assim como a condição física, é cada vez mais reconhecida como um dos fatores importantes para a longevidade. Para comprovar isso, pesquisadores da Universidade de Boston acompanharam as atitudes de mais de 70 mil adultos nos Estados Unidos e chegaram à conclusão de que pessoas otimistas têm mais chances de viver até os 85 anos. O estudo foi publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências.

A pesquisa define otimismo como “a crença de que o futuro será agradável”, enquanto o pessimismo é a visão de que “os problemas são permanentes”. Entre os participantes, os homens com pensamento otimista apresentaram 70% mais chances de chegar aos 85 anos, enquanto as mulheres aumentaram em 50% a probabilidade de atingir a mesma idade. No geral, os homens tiveram uma vida 11% mais longa que os pessimistas, enquanto as mulheres viveram 15% mais.

Outros resultados mostraram que os participantes com pensamento positivo são menos propensos a desenvolver diabetes tipo 2 e depressão. Mas, ainda que tenham essas doenças, podem viver mais que os pessimistas. Além disso, os otimistas têm mais facilidade para estabelecer metas e acreditar que serão bem-sucedidas, o que estimula comportamentos saudáveis, como a prática de exercícios físicos e baixo consumo de álcool.

De acordo com o pesquisadores, uma explicação para a maior longevidade dos bem-humorados pode ser a forma como eles lidam com o estresse. Enxergar situações negativas como desafios, e não ameaças, limita as consequências das preocupações para a saúde física, favorecendo os otimistas com alguns anos a mais.

Fonte: https://www.revistabula.com/25422-pessoas-otimistas-tem-70-mais-chances-de-viver-ate-os-85-anos-diz-estudo/

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento, Saúde. Bookmark o link permanente.

5 respostas para LONGEVIDADE e OTIMISMO: Pesquisas evidenciam que pessoas otimistas tendem a viver mais e melhor!

  1. #lerehbom... disse:

    Adorei… concordo em gênero… número e grau 😊

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s