Reflexões atemporais sobre ‘o processo de crescimento constante’!

” Os analfabetos do século 21 não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não podem aprender, desaprender e reaprender”.

(Alvin Toffler, escritor norte-americano, 1928 – 2016).

Tudo nos leva à convicção, mais e mais consolidada, de que para nos mantermos vívidos, despertos,  joviais (não se confunda aqui com idade cronológica), saudáveis precisamos estar em evolução permanente.

Seguir em busca de novos conhecimentos, experiências, desafios, ter autocompromisso de procurar (sempre) ser a “minha” melhor versão (eu, tu, eles…) é, no meu perceber, o grande segredo para nos sentirmos verdadeiramente motivados e felizes. Até porque, convenhamos, diante do ritmo de mudanças e sucessivas quebras de paradigmas cada vez mais intensas, nos mais variados aspectos, quem não estiver imbuído(a) dessa mentalidade vai perdendo a validade e ficando sem espaço, sem perspectivas e com limitada chance de realização pessoal e também profissional. 

E viver o cotidiano com plenitude, com esse tipo de mindset positivo, denota desapego, que por seu turno sinaliza a existência de um compromisso de evoluir, próprio de um “espírito livre”, na concepção do  filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844 – 1900).

Por conta disso, confira o interessante artigo As 6 características de um “espírito livre”, segundo Nietzsche, publicado no site Revista Pazes, no último dia 11. Clique no link a seguir:

As 6 características de um “espírito livre”, segundo Nietzsche

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Frases célebres, Livros e leitura, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Reflexões atemporais sobre ‘o processo de crescimento constante’!

  1. Sergio Roberto Silva Dattoli disse:

    Excelente constatação. Velhice é a falta de capacidade de reaprender aquilo que já foi aprendido. Analfabetismo conectivo.

  2. dulcedelgado disse:

    Na nossa idade, de certa forma os “apegos” são uma parte do equilíbrio.
    O trabalho principal é equilibrar a necessidade de apego com a necessidade de liberdade que sempre vive e viverá em nós. A vários níveis e sob várias formas.
    E isso exige muita atenção, abertura, comunicação e certamente a tal capacidade de ser mentalmente permeável às mudanças e a tudo o que nos possa fazer sentir que continuamos a trilhar activamente o nosso caminho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s