Bossa nova: vídeo mostra como a batida de João Gilberto é uma incrível mescla rítmica!!!

O advento da chamada ‘bossa nova’ trouxe influência musical inafastável para mim. Não é por acaso que, nos últimos anos, ao brincar de compor algumas músicas, duas delas nasceram sob esse toque, a exemplo de Luar Bonito, que apresentei aqui no sábado passado.

É claro que esse marcante estilo musical brasileiro, cuja sonoridade encanta muita gente ao redor do planeta, tem como um dos seus principais ícones o baiano João Gilberto, violonista, cantor e compositor, falecido dia 6 de julho passado, aos 88 anos. Isso se deve, em especial, à inovadora batida do violão (“bim bom”) desenvolvida pelo genial artista. Algo muito singular e revolucionário, sem dúvida!

Exatamente para explorar – e demonstrar – como se dá esse toque violonístico de fato  impressionante, trago bem elaborado vídeo, publicado esta semana pela TV FOLHA, da série Ao Pé do Ouvido,  com o título “João Gilberto: entenda a escola de samba do seu violão”.

Mate sua curiosidade e fique melhor informado sobre essa incrível mescla rítmica (a bossa nova) que é uma grande marca, ou grife, made in brazil. O vídeo, publicado no YouTube, tem duração de 6:50.

Confira a seguir (vale muito a pena):

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Músicas, Vídeos diversos. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Bossa nova: vídeo mostra como a batida de João Gilberto é uma incrível mescla rítmica!!!

  1. Alvir disse:

    Muito bom Dattoli. Vc sempre trazendo coisas interessantes para conhecer, refletir e relaxar.

  2. Zé Rosa disse:

    Excelente, vou reproduzir no ZEDucando. Abraço.

  3. Incrível esse vídeo. Muito esclarecedora a explicação a respeito da inovação rítmica de João Gilberto na música brasileira. Grato, Dattoli.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s