Liderança de times – algumas dicas para você se tornar um líder de sucesso!

 Imagem:noticiasdotrecho.com.br

Volto a falar sobre liderança, tema sempre importante e que desperta amplo interesse, por conta da natural e decisiva influência que os líderes exercem nos negócios, nas organizações de qualquer porte e natureza e, ainda, na vida dos seus liderados.

Nesta breve escrita de hoje, enfatizo mais diretamente a ‘liderança para times’, uma habilidade crítica, a respeito da qual destacarei algumas características e dicas que levam ao sucesso, fazendo resgate de algumas anotações que me parecem significativas.

Pode parecer óbvio, mas quero começar enfatizando que o bom líder deve almejar sempre o aumento dos seus resultados e do seu time.

Com essa premissa em mente, o líder de sucesso precisa atender às expectativas do time e da organização, cujo resultado será, naturalmente, maior produtividade e menor estresse no dia a dia do negócio.

Reduzindo a apenas uma, qual devemos considerar como a principal característica de um(uma) líder?

É a sua capacidade de INSPIRAR o time!!!

Como tenho dito em inúmeros textos e conversas, a liderança que alcança resultados sustentáveis ao longo do tempo é a inspiradora, que também é servidora, que mobiliza e engaja os seus times e as pessoas à sua volta em prol de uma ou mais causas comuns.

Claro que essa liderança inspira aos outros direcionando-os para objetivos. Os resultados, portanto, são a sustentação de toda essa filosofia virtuosa. Percebe?

Destaco, a propósito, que pesquisas realizadas com mais de 2 mil equipes, espalhadas por 40 países, levam a uma conclusão convergente: o sucesso das equipes está diretamente relacionado com as lideranças!

Vamos a um aspecto crítico que, infelizmente, muitos ainda teimam em dar pouca importância:

Não são as competências técnicas que moldam um bom líder. O que é decisivo para quem exerce o papel de liderança, revelando-se ser um bom ou mal líder, é predominantemente o seu lado comportamental. O conjunto habilidades e atitudes é responsável pelos fatores que acabam determinando a boa ou má qualidade de um líder.

Atente para esta constatação: o(a) profissional pode até ser escolhido para um cargo de liderança pelas suas qualificações e experiências técnicas, o que, convenhamos, é um equívoco ainda cometido nos ambientes organizacionais; mas é certo que, na quase totalidade das ocorrências de demissão, ele(ela) será descartado(a) pelas suas deficiências comportamentais, conforme atestam reiteradas pesquisas por aí afora!

Sobre isso, destaco ainda que os líderes inspiram confiança quando: a) são coerentes; b) sabem manter o autocontrole; e c) dão bons exemplos.

Nessa esteira, estimular a autonomia dos liderados é fator dos mais eficazes e motivadores para os colaboradores!

Para fechar, deixo este sábio pensamento, registrado em material da Sociedade Brasileira de Coaching, atribuído a John Quincy Adams (1767-1848), sexto presidente dos Estados Unidos:

Se suas ações inspiram os outros a sonhar mais, aprender mais, fazer mais e ser mais, então você é um líder”.

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Frases célebres, Liderança, O ser humano no contexto das organizações. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Liderança de times – algumas dicas para você se tornar um líder de sucesso!

  1. Jose Paes Landim disse:

    Em palavras mais sábias e bem contextualizadas, você meu caro Dattoli, enriqueceu o pensamento axiomático de John Adams. Grato com parabéns e votos de um bom final de semana.

  2. Pingback: Liderança de times – algumas dicas para você se tornar um líder de sucesso! — O Bem Viver – CURIOSIDADES NA INTERNET

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s