Reflexão para os dias de hoje: Cuidado com as suas intuições e certezas!

Vídeo da Casa do Saber, com a professora Alexandra Godoi, traz ponderações e questionamentos bem pertinentes sobre as poucas dúvidas e as muitas certezas das pessoas, aludindo sobre a forma de processamento do nosso cérebro, pelos seus sistemas ‘rápido‘ (intuitivo) e ‘ lento‘ (racional), tudo isso diante da avalanche de informações que nos chegam hoje em dia. E a questão de fundo é: por que temos tantas certezas?

Com base nos argumentos didaticamente apresentados, na minha avaliação, convém nos acautelarmos, adotando posicionamentos mais prudentes quanto às nossas opiniões e convicções a respeito do que lemos e ouvimos, sobretudo porque as “verdades” e “certezas” que circulam com crescente abundância podem ser frágeis, inconsistentes, ou mesmo simples e deliberadas desinformações, que por seu turno desencadeiam em cada indivíduo as mais diversas opiniões, e assim o todo pode ficar com muitos vieses contaminados.

Em face desse contexto, tendo por pressuposto que boa dose de humildade é sinal de sabedoria e, ademais, que seria recomendável termos sempre ativado o nosso “desconfiômetro”, recordo-me de duas frases célebres que têm a ver com as questões ora levantadas e que nos despertam para o imenso universo das incertezas:

Só sei que nada sei” (atribuída ao filósofo Sócrates)

Eu quase que nada não sei, mas desconfio de muita coisa” (João Guimarães Rosa – livro Grande Sertão: Veredas).

Por tudo isso, segue o vídeo INFORMAÇÃO E DESINFORMAÇÃO: O CÉREBRO DAS CAVERNAS NA ERA DO FACEBOOK, publicado semana passada no YouTube, com duração de apenas 5:44. Um conteúdo que vem em boa hora!

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Frases célebres, Psicologia e comportamento, Vídeos diversos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s