Emojis: Como um mesmo símbolo pode significar parabéns e sexo em diferentes culturas

Aqueles símbolos, ou aquelas figurinhas, chamadas de “emojis”, tão populares nos tempos atuais, com intensa utilização nas comunicações por meios eletrônicos, sobretudo pelas redes sociais, ganham crescente reconhecimento como importante auxiliar nos textos, dado o seu poder de expressar sentimento/emoção. Definitivamente, esses símbolos já fazem parte da nossa vida!

Entretanto, o significado dos emojis não é lá tão universal quanto se possa imaginar. Existem interpretações diversas para um mesmo símbolo/figura, a depender, principalmente, da formação cultural da pessoa.

Presente essa realidade, reproduzo hoje excelente artigo, publicado dia 2 passado no portal da BBC NEWS – Brasil, dissecando a respeito do alcance dos emojis. Temos aí um bom apanhado de informações e também de curiosidades que, acredito, vão lhe agradar e ainda podem lhe ser úteis.

Confira a seguir:  

“Emojis: Como um mesmo símbolo pode significar parabéns e sexo em diferentes culturas

Mulher representa emojiDireito de imagem BBC FUTURE
Emojis têm sido descritos como ‘a primeira forma verdadeiramente universal de comunicação’, mas o significado que você atribui a ele pode ser influenciado por sua cultura

O dia do casamento pode ser um dos momentos mais intensos e difíceis de se expressar em emoções. Por isso que, no grande dia do tenista Andy Murray, campeão olímpico e de Wimbledon, o tuíte que ele escreveu para tentar captar esses sentimentos viralizou.

Em vez de palavras, Murray só usou emojis. Uma longa lista deles – desde arrumar-se de manhã para ir à igreja até a troca de alianças, a maratona de fotografias, a celebração, os comes e bebes, o amor e muito sono.

Publicado em 2015, o tuíte do tenista vinha na esteira de uma nova forma de comunicação.

Professores de linguística como Vyvyan Evans – autor de The Emoji Code: The Linguistics behind Smiley Faces and Scaredy Cats (“O Código Emoji: A linguística por trás das carinhas sorridentes e dos gatos assustados”, em tradução livre) – profetizaram o surgimento dos emojis como a “primeira forma verdadeiramente universal de comunicação do mundo” e até como “a nova linguagem universal”.

Em 2017, contudo, o especialista em psicologia de negócios Keith Broni foi contratado pela Today Translations como o primeiro tradutor de emojis do mundo.

Se essa era uma linguagem universal, por que alguém precisaria traduzi-la?

post com emojis Direito de imagem REPRODUÇÃO
Andy Murray faz comentário com emojis no Twitter

Broni afirma que isso acontece porque os emojis não são “universais” e nem uma “linguagem”. Eles são, “no máximo, uma ferramenta linguística usada para complementar a linguagem”.

Em outras palavras, os emojis não constituem e não podem, sozinhos, constituir um código de comunicação significativo entre duas partes. Em vez disso, são usados como uma maneira de melhorar textos e mensagens de redes sociais, como uma espécie de pontuação adicional.

Expressar emoções

Isso não necessariamente diminui o valor dos emojis. Broni avalia que, na era moderna, eles resolvem um problema que tem assombrado a prosa desde tempos imemoriais. As limitações inerentes à escrita privaram todos, exceto os escritores mais talentosos, da capacidade de expressar nuances, tons e emoções em suas correspondências.

O que os emojis oferecem é uma chance ao escritor médio, seja de email, SMS ou post de mídia social, para que expresse emoções e empatia em suas mensagens. Com os emojis, eles podem fazer isso de forma tão simples e natural quanto usar uma expressão facial ou gesto ao conversar com alguém pessoalmente.

Mulher representa emojiDireito de imagem BBC FUTURE
Sem emoji, uma mensagem de uma linha corre o risco de ser mal interpretada como negativa, mandona ou até mesmo rude

O momento do aumento da popularidade dos emojis também não é coincidência.

À medida que nossas comunicações eletrônicas se tornaram mais curtas e rápidas, mais parecidas a frases que soltaríamos em uma conversa, há uma necessidade crescente de se incluir sentimentos e emoções a essas mensagens. Caso contrário, sem um sorriso ou tom de voz simpático, uma mensagem de uma linha corre o risco de ser mal interpretada como negativa, mandona ou até rude.

Ainda assim, confiar demais em emojis para fechar essa lacuna pode causar outros problemas. Todos nós temos acesso a mais ou menos os mesmos emojis no teclado do smartphone, mas o que queremos dizer quando os usamos varia muito, dependendo da cultura, linguagem e geração.

Embora o símbolo do polegar para cima possa ser um sinal de aprovação na cultura ocidental, tradicionalmente na Grécia e no Oriente Médio ele é interpretado como vulgar e até ofensivo.

Mulher representa emojiDireito de imagem BBC FUTURE
Os emojis de aplausos são usados no Ocidente para fazer elogios ou dar parabéns. Na China, no entanto, é um símbolo para ‘fazer amor’

Da mesma forma, na China, o emoji do anjo, que no Ocidente pode denotar inocência ou o fato de se ter realizado uma boa ação, é usado como sinal de morte e pode ser visto como ameaçador.

Já os emojis de aplausos são usados no Ocidente para fazer elogios ou dar parabéns. Na China, no entanto, este é um símbolo para “fazer amor”, talvez devido à sua semelhança com os sons “pah pah pah” (啪啪啪).

Mas talvez o mais confuso é que, na China, o emoji ligeiramente sorridente não é usado como um sinal de felicidade. Como é de longe o menos entusiasta da variedade de emojis positivos disponíveis, o uso deste emoji representa desconfiança, descrença, ou até mesmo que alguém esteja te incomodando.

Mulher representa emojiDireito de imagem BBC FUTURE
Unindo as palmas das mãos não é necessariamente associado à oração, embora no Ocidente o símbolo carregue importância religiosa

Um bom indicador da falta de universalidade entre o uso de emojis foi destacado por um estudo sobre como os muçulmanos expressaram seus pensamentos sobre o Ramadã em 2017.

Hamdan Azhar, do prismoji.com, mostrou que os tuítes com o #ramadan em inglês, alemão, espanhol e turco tinham mais chances de conter o emoji de coração vermelho. No entanto, em árabe, urdu e farsi, o emoji mais usado foi a lua crescente.

Diferenças culturais

Igualmente, em inglês, francês, alemão, espanhol, turco, farsi e indonésio, os emojis de mãos entrelaçadas ficaram consistentemente entre os três primeiros de todos os emojis usados, enquanto que, em árabe, eles ficaram em nono lugar e não estavam entre os emojis mais comumente empregados em urdu.

Esse seja talvez um indicador de que unir as palmas das mãos não seja associado à oração islâmica, embora no Ocidente o símbolo tenha forte significado religioso. No Japão, onde os emojis tiveram origem, o símbolo é usado como “por favor” ou “obrigado”, sem necessariamente evocar conotações religiosas.

Mulher representa emojiDireito de imagem BBC FUTURE
Com pessoas conscientes do contexto cultural, os emoji têm o poder de aproximar o mundo

A forma como nossos emojis são interpretados também já provocou problemas legais.

Considere o caso de Israel no início de 2018: após ver uma propriedade, os potenciais inquilinos enviaram uma mensagem ao proprietário com uma série de emojis comemorativos.

Os futuros inquilinos recuaram do aluguel, mas o proprietário já havia retirado a propriedade do mercado. Um juiz decidiu que os emojis eram suficientes para denotar a intenção de alugar a residência – e determinou o pagamento de 8.000 shekels (cerca de US$ 2.000 ou R$ 7.360) de danos e honorários legais.

No entanto, desde que as pessoas fiquem atentas ao contexto cultural, Keith Broni ainda acredita que os pequenos pictogramas têm o poder de aproximar o mundo, em vez de distanciá-lo.

E conclui: “Os prós superam os contras. Desde que tenhamos consciência das armadilhas epistemológicas que os emojis trazem à tona, podemos usá-los para tirar a ambiguidade de certas palavras e apreciar a intenção emocional da mensagem de uma maneira que nunca tinha sido possível antes”.

Leia a versão original desta reportagem (em inglês) no site BBC Future. “

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-47008424

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Fotos e imagens, Sem categoria. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Emojis: Como um mesmo símbolo pode significar parabéns e sexo em diferentes culturas

  1. dulcedelgado disse:

    Há sempre “detalhes traiçoeiros” em qualquer forma de comunicação!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s