QUANDO NÃO HÁ LUTO, NÃO HÁ ESPAÇO PARA O NOVO (Leandro dos Santos)!

Caramba, mas que explanação impactante, instigante, que nos faz refletir sobre luto no sentido mais amplo (não só o de perda pela morte física de alguém), mas essencialmente acerca da transitoriedade das coisas, trazida neste vídeo publicado pela Casa do Saber.

Em suas breves palavras, o Doutor Leandro dos Santos, Psicanalista, traz argumento riquíssimo e fundamental sobre a experiência do luto, como ele é necessário, para a renovação e a fluidez da própria vida. Ele sustenta que manter as coisas como elas são, especificamente aquelas que precisamos deixar ir, já seria a própria morte, por não se abrir espaço para o novo. A meu ver, um argumento primoroso!

Afinal, como alguém registrou em um dos inúmeros comentários ao vídeo (são inúmeros): …”Temos que ser grato por tudo, inclusive pela finitude das coisas”… 

Confira, o vídeo tem duração de apenas 2:10, e foi publicado no YouTube dia 16 passado:

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Meditação e Espiritualidade, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento, Vídeos diversos. Bookmark o link permanente.

3 respostas para QUANDO NÃO HÁ LUTO, NÃO HÁ ESPAÇO PARA O NOVO (Leandro dos Santos)!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s