Imagem: Sociedade Brasileira de Coaching
Volto com o tema Comunicação, assunto que já mereceu diversas publicações, sob diversas óticas, por aqui. No geral, tenho procurado demostrar que a comunicação é absolutamente essencial para o sucesso das nossas relações interpessoais e grande fator para o sucesso na carreira, nos negócios etc.
Falando de uma maneira mais ampla, o processo de comunicação verbal e não-verbal está aí, no outro, em você, em cada um. É preciso atentar para isto!
Aliás, ouvindo Otávio Castanho, em webinar sobre princípios de PNL (Programação Neurolinguística), conheci este pensamento, ou pressuposto, de absoluta propriedade, que dá título ao post de hoje:
”É impossível não se comunicar”.
Assim, o que nos cabe é prestar atenção no que o outro expressa, seja falando, gesticulando, seja por meio das suas expressões faciais, da postura corporal. Perceber a fisiologia do seu interlocutor é fundamental. É uma habilidade que precisa ser constantemente desenvolvida. O não-falar é comunicação, pode dizer muito, ao contrário do que muita gente pensa. Sacou?
Pragmaticamente falando, quem consegue atentar bem para os sinais de comunicação do outro leva grande vantagem. Agindo assim, a pessoa ganha condições de colocar em prática estratégicas relacionais mais inteligentes e certeiras, o que eleva as chances de êxito nos relacionamentos pessoais e profissionais. Por exemplo, a capacidade de observação da fisiologia do outro e o saber ouvir (a chamada escuta ativa) já mereceram publicações específicas que repliquei aqui no blog. Isso tudo, integrando o grande espectro da chamada comunicação interpessoal, faz todo o sentido. Acredite!
A propósito, a citação a seguir, atribuída a Ralph Waldo Emerson (1803 – 1882), que foi um escritor e filósofo norte-americano, sintetiza com muita propriedade o espírito desta minha reflexão de hoje, que é chamar a atenção para as diversas variáveis envolvidas em um processo de comunicação. No particular, por vezes não é necessário sequer abrir a boca, porque a comunicação não-verbal já disse tudo. Pense nisto; atente para isto:
“O que você faz fala tão alto que não consigo escutar o que você diz.” (Ralph Waldo Emerson).
Estar na presença de pessoas falantes demais causa-me vertigem. De fato, as atitudes falam mais e melhor que as palavras na maioria das situações da nossoa vida. Aliadas e em equilíbrio, é também um bom petisco social e profissional. Gostei da postagem.
Que bom, estimada Sandra. Grato por comentar!!!
Acredito que aspectos como esses, que têm a ver com autoconhecimento, inteligência emocional e o nosso papel nas interações humanas, merecem ser revisitados com boa frequência.
Abração!