É impossível não se comunicar!

Resultado de imagem para comunicação verbal e não verbalImagem: Sociedade Brasileira de Coaching

Volto com o tema Comunicação, assunto que já mereceu diversas publicações, sob diversas óticas, por aqui. No geral, tenho procurado demostrar que a comunicação é absolutamente essencial para o sucesso das nossas relações interpessoais e grande fator para o sucesso na carreira, nos negócios etc.

Falando de uma maneira mais ampla, o processo de comunicação verbal e não-verbal está aí, no outro, em você, em cada um. É preciso atentar para isto!

Aliás, ouvindo Otávio Castanho, em webinar sobre princípios de PNL (Programação Neurolinguística), conheci este pensamento, ou pressuposto, de absoluta propriedade, que dá título ao post de hoje:

”É impossível não se comunicar”.

Assim, o que nos cabe é prestar atenção no que o outro expressa, seja falando, gesticulando, seja por meio das suas expressões faciais, da postura corporal. Perceber a fisiologia do seu interlocutor é fundamental. É uma habilidade que precisa ser constantemente desenvolvida. O não-falar é comunicação, pode dizer muito, ao contrário do que muita gente pensa. Sacou?

Pragmaticamente falando, quem consegue atentar bem para os sinais de comunicação do outro leva grande vantagem. Agindo assim, a pessoa ganha condições de colocar em prática estratégicas relacionais mais inteligentes e certeiras, o que eleva as chances de êxito nos relacionamentos pessoais e profissionais. Por exemplo, a capacidade de observação da fisiologia do outro e o saber ouvir (a chamada escuta ativa) já mereceram publicações específicas que repliquei aqui no blog. Isso tudo, integrando o grande espectro da chamada comunicação interpessoal, faz todo o sentido. Acredite!

A propósito, a citação a seguir, atribuída a Ralph Waldo Emerson (1803 – 1882), que foi um escritor e filósofo norte-americano, sintetiza com muita propriedade o espírito desta minha reflexão de hoje, que é chamar a atenção para as diversas variáveis envolvidas em um processo de comunicação. No particular, por vezes não é necessário sequer abrir a boca, porque a comunicação não-verbal já disse tudo. Pense nisto; atente para isto:

“O que você faz fala tão alto que não consigo escutar o que você diz.” (Ralph Waldo Emerson).

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Frases célebres, Motivação e crescimento humano, O ser humano no contexto das organizações, Psicologia e comportamento. Bookmark o link permanente.

2 respostas para É impossível não se comunicar!

  1. Estar na presença de pessoas falantes demais causa-me vertigem. De fato, as atitudes falam mais e melhor que as palavras na maioria das situações da nossoa vida. Aliadas e em equilíbrio, é também um bom petisco social e profissional. Gostei da postagem.

    • JCDattoli disse:

      Que bom, estimada Sandra. Grato por comentar!!!
      Acredito que aspectos como esses, que têm a ver com autoconhecimento, inteligência emocional e o nosso papel nas interações humanas, merecem ser revisitados com boa frequência.
      Abração!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s