“Dormir com telas ligadas faz mal para a saúde, afirma estudo” (Revista Galileu)!

Para hoje, trago mais evidências e alertas a respeito de prejuízos para a saúde, particularmente para a qualidade do sono, decorrentes do hábito de deixar a TV ligada e pegar no sono, que você confere nesta matéria divulgada no portal eletrônico da Revista GALILEU, dia 7 do mês passado.

Quem acompanha o blog deve se recordar de algumas postagens já feitas aqui sobre outros usos tecnológicos antes do horário de dormir, como telas de smartphones, de computador etc., também prejudiciais para a qualidade do sono, para a visão e, como de resto, para a saúde como um todo, segundo os estudos.

Portanto, vale ficar informado e evitar os tentadores excessos propiciados pelas maravilhas tecnológicas que não param de chegar.

Boa leitura, a seguir: 

“Dormir com telas ligadas faz mal para a saúde, afirma estudo

Dormir na frente de uma tela faz mal à saúde à longo prazo (Foto: Pixabay)DORMIR NA FRENTE DE UMA TELA FAZ MAL À SAÚDE À LONGO PRAZO (FOTO: PIXABAY)

Começa sempre assim: você resolve ver apenas um episódio. Mas depois, quando se dá conta, ficou até altas horas da noite maratonando uma série e você cai sono com a televisão ligada. Acontece que dormir na frente de uma tela ligada faz mal à saúde a longo prazo, como aponta um novo estudo conduzido nos Estados Unidos.

“Quando você é jovem, o seu corpo as vezes compensa uma noite mal dormida, então você não nota impactos relacionados à doenças e pensa que está tudo bem. Mas isso muda quando você envelhece”, alerta Rachel Salas, pesquisadora do sono e professora de neurologia na Escola de Medicina Johns Hopkins, em Baltimore, Maryland, ao site Popular Science.

“Na TV, alguém pode disparar uma arma ou acelerar um carro e esse ruído pode causar uma excitação no seu cérebro. Esse fenômeno modifica o seu ritmo cerebral e interrompe o sono”, contou a pesquisadora.

O barulho, segundo ela, não permite que o indivíduo resgate seu sono de onde parou. “Os humanos naturalmente têm de quatro a cinco ciclos do sono. Se você sofre uma excitação cerebral enquanto se direciona a estágios mais profundos de sono, seu cérebro tem que começar tudo do começo”.

Salas sugere que quem não consegue dormir em silêncio deve recorrer a aparelhos como pequenos ventiladores ou circuladores de ar, que provocam um pequeno ruído considerado inofensivo para a qualidade do sono.

Outro problema em dormir na frente de uma tela em funcionamento é a luz. Mesmo a Netflix e outras plataformas de streaming, que colocam “modos de espera” em telas escuras, podem emitir luzes prejudiciais. Isso só não acontece se você possui uma TV OLED que escurece os pixels totalmente quando a tela está inativa.

Luz emitida pela TV pode provocar oxidação da retina, de acordo com estudo da Universidade de Toledo, Ohio, Estados Unidos (Foto: Pixabay)LUZ EMITIDA PELA TV PODE PROVOCAR OXIDAÇÃO DA RETINA, DE ACORDO COM ESTUDO DA UNIVERSIDADE DE TOLEDO, OHIO, ESTADOS UNIDOS (FOTO: PIXABAY) “

Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2019/04/dormir-com-telas-ligadas-faz-mal-pra-saude-afirma-estudo.html

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Marketing e Tecnologia, Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s