Falar sobre amizades é muito gratificante para mim, razão pela qual o tema tem merecido diversas postagens desde o início do blog.
Voltando ao assunto, trago apanhado com alguns pensamentos de escritores famosos, bem como a indicação dos correspondentes livros-fonte, cujas citações considero bem ilustrativas e de grande significado!
A propósito, emerge, de pronto, esta reflexão: Como se pode viver, feliz, sem amigos?
Bem, pesquisas importantes e consistentes, realizadas ao longo do tempo e sob a condução de profissionais de diversas áreas, têm constatado que os amigos exercem papel muito significativo para a saúde, o sucesso e a felicidade de uma pessoa. Por exemplo, essa é a lógica dos achados, amplamente divulgados, da longeva pesquisa sobre Felicidade, da Universidade de Harvard, conforme reiteradas afirmações feitas pelo seu atual diretor, Dr. Robert J. Waldinger (fontes: palestra TED/YouTube, entrevistas diversas disponíveis na Internet…).
Mais recentemente, em seu instigante e excelente livro ’21 lições para o século 21′ (imagem acima), o genial Yuval Noah Harari enfatiza, ao refletir que o ser humano, naturalmente, busca evitar se sentir um miserável:
“… os humanos são animais sociais, e daí que sua felicidade depende em grande medida de seus relacionamentos com os outros. Sem amor, amizade e comunidade, quem poderia ser feliz? Se você vive uma vida solitária e centrada em você mesmo, é quase certo que se sentirá um miserável.“
Para reforçar essa convicção, recorro a mais uma enriquecedora publicação da professora (e escritora) Elaine Rodrigues, feita recentemente em seu blog e-Redigindo, com o título ‘Livros Sobre Amizade’, que reproduzo abaixo.
Diante de tanta evidência, quem ousaria abrir mão das amizades autênticas?
“Livros Sobre Amizade

Livros de correspondências entre escritores e ensaios filosóficos sobre amizade fazem parte das minhas leituras favoritas. Recomendarei 3 livros hoje. Mas como estou sem tempo para resenhá-los detalhadamente, deixarei que seus respectivos trechos literários os apresentem.
Escrito em 44 a.C.
“O que nos agrada em um amigo não é a utilidade oferecida por ele, mas sim o carinho desse amigo. Parece-me também que aqueles que almejam somente o interesse na amizade afastam dela o seu mais doce vínculo. Na amizade nada é fingido, nada dissimulado, tudo quanto nela há é verdadeiro e tudo provém da espontaneidade. […]
E que coisa tão doce é ter alguém com quem falar tão livremente como consigo mesmo. Seria a vida suportável sem amigo? Seria porventura tão grande o fruto das prosperidades se não tivéssemos alguém que se alegrasse com elas tanto quanto nós mesmos? E como aguentaríamos as infelicidades sem alguém que as sentisse tanto quanto nós as sentimos? O verdadeiro amigo vê o outro como uma imagem de si mesmo. A amizade rompe as adversidades, tornando-as mais suportáveis.” 📘
Marco Túlio Cícero — filósofo, escritor e advogado. Texto do livro “Diálogo Sobre a Amizade”. (Editado)
“A amizade surge quando duas ou mais pessoas descobrem que têm a mesma percepção que os demais não partilham, e que, até aquele momento, cada uma acreditava que era seu fardo único. A expressão típica do começo da amizade é: ‘O quê? Você também? Pensei que eu fosse o único!’ A pessoa que tem a mesma visão, pouco considerada pelos outros, é muito importante para nós. E quando duas vidas percebem que estão caminhando na mesma estrada secreta, a amizade surge. […]
Em um círculo de amigos genuínos, cada pessoa é simplesmente o que ela é. Nenhum se importa absolutamente sobre a vida, profissão, classe, renda, raça ou história prévia do outro. […] Esta é a realeza da Amizade. Reunimo-nos como príncipes soberanos de Estados independentes, num país estrangeiro, em campo neutro, libertados de nossos contextos. E esse amor ignora (essencialmente) nosso passado e nossas conexões. É uma questão de mentes desembaraçadas, de personalidades transparentes.” 📘
C.S. Lewis no livro “Os Quatro Amores”. (Editado)
“Querido Jorge, esta mensagem vai na letra gorda para que não se perca nos azares da transmissão nem um só sinal da nossa amizade, deste carinho tão bonito que veio enriquecer de um sentimento fraterno uma relação nascida tarde, mas que, em lealdade e generosidade, pede meças à melhor que por aí se encontre.” 📘
José Saramago no livro “Com o mar por meio: uma amizade em cartas“.
Legal, né? “
Excelente post. Já havia lido o livro do Harari. Os outros não conhecia. Já anotei. Saramago e Jorge, dois gênios ! Abs.
Ah, meu caro, eu sei. Você irá devorar essas publicações rapidamente!
Abração
Harari é um escritor incrível. “Sapiens”, “Homo Deus” e “21 Lições para o século 21” são obras indispensáveis para quem gosta de pensar; e apesar das reflexões extremamente profundas, sua escrita é fluida e simples, tornando a leitura muito prazerosa.
Sim, Pedro. Esse é o aspecto mais intrigante desse genial escritor: passa muito conteúdo com escrita simples, fluida, agradável.
Grato!!!
As verdadeiras amizades, tem que ser preservadas e ampliadas! Muito bom o Post…
Grato, Davi, pelo feedback. Bom que gostou!
Abs
Obrigada, meu amigo! Seu blog e seu trabalho são ótimos! Dia desses compartilhei seu blog na minha rede social… Sucesso!
Oba, Grato. Vamos nessa sintonia, estimada Elaine. Bebo muito das suas enriquecedoras escritas!
Abs
Já nem sei o que fazer com tantas leituras interessantes na fila de espera e me vem você apresentar-nos mais essas atrações. Necessito de mais 24 horas por dia para degustar tantas preciosidades. Chego lá um dia, quem sabe?
Você conseguirá, amiga Sandra. Eu também estou nesse desafio. Mas vamos lá!!!
Abs