“Descubra como vivem os moradores dos lugares com o maior número de centenários”

Voltando com o tema Longevidade, trago mais um conjunto de informações, descobertas e evidências a respeito de lugares (chamados de “zonas azuis”) e hábitos dos moradores que, comprovadamente, propiciam vida mais longa e com melhor qualidade, nesta matéria fresquinha publicada no portal eletrônico ‘GQ Brasil‘.

A publicação decorre de estudos realizados nos últimos anos, alguns dos quais mencionados aqui anteriormente, cobrindo a forma de viver de uma saudável, e invejável, população centenária em alguns lugares/regiões, entre os quais a ilha da Sardenha, na Itália, as ilhas de Icária, na Grécia, de Okinawa, no Japão, bem como a península de Nicoya, na Costa Rica e a vila de Lomo Linda, no sul da Califórnia.

Convém observar que alguns dos hábitos identificados, e comprovados como positivos, já começam a ser replicados (com sucesso) em alguns lugares pelo mundo, o que é muito bom, pois diante da constatação estatística de que, no geral, as pessoas estão vivendo mais e assim deve seguir, na esteira do fenômeno da expansão da longevidade pelo planeta, ter qualidade de vida na idade avançada é fator absolutamente fundamental.

A matéria, a meu ver muito interessante e inspiradora, pode lhe trazer reflexões e bons insights. Além do que, pode despertar sua curiosidade para viagens com o intuito de conhecer – e sentir de perto – essas localidades e realidades culturais do bem viver.

Bem-estar: Icária, na Grécia, é uma ilha "blue zone" (Foto: Getty Images) Bem-estar: Icária, na Grécia, é uma ilha “blue zone” (Foto: Getty Images)

Confira a matéria (“Descubra como vivem os moradores dos lugares com o maior número de centenários”) – link a seguir:

https://gq.globo.com/Prazeres/Turismo/noticia/2019/03/descubra-como-vivem-os-moradores-dos-lugares-com-o-maior-numero-de-centenarios.html

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Motivação e crescimento humano, Saúde, Viagens. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s