Voltando com o tema Longevidade, trago mais um conjunto de informações, descobertas e evidências a respeito de lugares (chamados de “zonas azuis”) e hábitos dos moradores que, comprovadamente, propiciam vida mais longa e com melhor qualidade, nesta matéria fresquinha publicada no portal eletrônico ‘GQ Brasil‘.
A publicação decorre de estudos realizados nos últimos anos, alguns dos quais mencionados aqui anteriormente, cobrindo a forma de viver de uma saudável, e invejável, população centenária em alguns lugares/regiões, entre os quais a ilha da Sardenha, na Itália, as ilhas de Icária, na Grécia, de Okinawa, no Japão, bem como a península de Nicoya, na Costa Rica e a vila de Lomo Linda, no sul da Califórnia.
Convém observar que alguns dos hábitos identificados, e comprovados como positivos, já começam a ser replicados (com sucesso) em alguns lugares pelo mundo, o que é muito bom, pois diante da constatação estatística de que, no geral, as pessoas estão vivendo mais e assim deve seguir, na esteira do fenômeno da expansão da longevidade pelo planeta, ter qualidade de vida na idade avançada é fator absolutamente fundamental.
A matéria, a meu ver muito interessante e inspiradora, pode lhe trazer reflexões e bons insights. Além do que, pode despertar sua curiosidade para viagens com o intuito de conhecer – e sentir de perto – essas localidades e realidades culturais do bem viver.
Bem-estar: Icária, na Grécia, é uma ilha “blue zone” (Foto: Getty Images)
Confira a matéria (“Descubra como vivem os moradores dos lugares com o maior número de centenários”) – link a seguir: