‘Conheça o segredo de Darwin para produtividade e criatividade’

Em mais de uma oportunidade, já trouxe aqui comentários e argumentos convincentes que sustentam não ser recomendável a utilização da multitarefa nas atividades cotidianas, por ser contrária à produtividade e à efetividade dos resultados práticos. É bastante lógica a tese de que dispersão rouba a capacidade de foco e de alcance de resultados!

Com olhar ligeiramente diferente, artigo trazido pela ÉPOCA NEGÓCIOS, abaixo reproduzido, demonstra ser positiva a chamada “multitasking em câmera lenta”, concebida a partir de técnicas (ou estratégias) que eram utilizadas por Darwin, Einsten e outros gênios.

Com efeito, aplicada a técnica com racionalidade, nos termos aí defendidos, concordo plenamente. Por exemplo, muitos leitores de livros, ávidos, argumentam que uma excelente técnica para ler mais e melhor é adotar a leitura simultânea de dois (ou três) livros.

Confira. Creio que você também irá concordar!

“Conheça o segredo de Darwin para produtividade e criatividade

Ele e outros gênios eram adeptos a uma forma de multitasking diferente, positiva e facilmente aplicável

O naturalista inglês Charles Darwin, autor da Teoria da Evolução (Foto: Wikimedia Commons/Wikipedia)O naturalista inglês Charles Darwin e outros gênios mantinham atenção em mais de um projeto ao mesmo tempo (Foto: Wikimedia Commons/Wikipedia)

Menos conhecida do que seu trabalho revolucionário sobre a evolução das espécies, foi a dedicação de Charles Darwin a estudar as minhocas. Principalmente, as respostas desses animais a estímulos diversos – como luz, cheiros, temperatura e sons.

Darwin levava o trabalho em paralelo às suas pesquisas e obras que ainda hoje são fundamentais para a Ciência. E o que tirar dessa atividade extra do naturalista? Segundo o economista e autor Tim Harford, o estudo das minhocas é um exemplo de segredo de criatividade e produtividade utilizado por Darwin, Albert Einstein, por uma das maiores bailarinas da dança contemporânea, Twyla Tharp, e por Michael Crichton, autor de Jurassic Park, entre outras histórias de ficção-científica. Trata-se do que ele chama de “multitasking em câmera lenta”(multitasking in slow-motion).

Com efeitos positivos na capacidade de criar, segundo Harford, essa técnica, detalhada pelo economista em seu TED Talk, pode ser aplicada por qualquer um. Como Harford observa em sua palestra, ser multitarefas não é algo recomendado, de forma geral. Alternar entre atividades atrapalha a concentração e drena energia. Mas, de acordo com ele, o mesmo não acontece com o multitasking em câmera lenta, que, basicamente, é levar vários projetos paralelamente. “Ter vários projetos em movimento ao mesmo tempo”, diz ele, “é bastante benéfico para os tipos criativos – nos sacode e ajuda a termos novas perspectivas sobre nosso trabalho.”

Na prática, significa alternar entre os projetos – que preferencialmente não têm relação com os outros, como um hobby – quando se sentir bloqueado criativamente, esgotado ou paralisado em certa atividade. Para o economista, isso diminui as chances de que o profissional sucumba à “estase, estresse e possivelmente até depressão.”

É isso que Darwin fazia quando dedicava-se ao estudo específico das minhocas. Einstein, por sua vez, alternava para o estudo da radiação quando estava cansado de trabalhar na teoria da relatividade geral.

Não são só gênios como Einstein e Darwin que podem se beneficiar: para o economista, manter-se ativo em diversas atividades de interesse é uma das melhores formas com que qualquer um pode levar a vida.

*Matéria originalmente publicado no portal parceiro Na Prática

Fonte: https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2019/02/conheca-o-segredo-de-darwin-para-produtividade-e-criatividade.html?utm_medium=10todaybr.20190226&utm_source=email&utm_content=article&utm_campaign=10today

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano, O ser humano no contexto das organizações. Bookmark o link permanente.

4 respostas para ‘Conheça o segredo de Darwin para produtividade e criatividade’

  1. Zé Rosa disse:

    Excelente dica, o problema é o exagero. Abs.

  2. JCDattoli disse:

    Verdade, Zé Rosa. Este é o maior desafio: encontrar o ponto, o equilíbrio!

  3. dulcedelgado disse:

    Penso que cada vez mais a sociedade nos leva a fazer isso, a todos os níveis. O “leque” de possibilidades é tão vasto, que somos impelidos a “conhecer mais e a fazer mais”. O que para alguns, pode levar à dispersão.
    Como em tudo na vida, é uma questão de dosear equilibradamente as nossas escolhas/actividades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s