“ESCREVER É COMO FAZER PÃO” – Uma analogia certeira!

Um dos segredos da vida é encontrar o ponto certo das coisas. Claro, isso vale para o ofício (ou a arte) de escrever.

A esse propósito, reproduzo hoje mais um texto da professora e revisora Elaine Rodrigues, publicado em seu blog e-Redigindo, dois dias atrás. Desta feita, em apenas dois parágrafos, ela nos oferece interessante e pertinente analogia entre a arte de escrever e a arte de fazer pão. São dicas úteis que devem mesmo ser observadas, pois, acredite, o texto para ficar bom precisa chegar no ponto!

Confira a seguir (e tire o melhor proveito):

“ESCREVER É COMO FAZER PÃO

ELAINE RODRIGUES

ESCREVER É COMO FAZER PÃO. O texto precisa de tempo para crescer, criar formas, ter sabores. Primeiro, você escolhe os ingredientes do pão de sua preferência. Depois, acrescente, aos poucos, cada item dessa receita e vá misturando-os levemente. Em seguida, comece a sovar a massa. Essa parte exige mais esforço. E quando ela estiver no ponto, deixe-a descansar por alguns minutos. Após isso, leve ao forno para assar. Só depois desse processo, você comerá o pão.

Com o texto não é diferente. Escreva-o. Guarde-o. Deixe-o repousar por alguns minutos, horas, dias… O tempo que precisar. Assim, você poderá voltar e analisá-lo melhor. Ver detalhes que passaram despercebidos na primeira escrita. Poderá editar, repensar ou alterar as frases, os parágrafos, as ideias, aprimorando sua produção textual — dando formas, tons, cores e sabores à sua escrita. Mas cuidado: não esqueça o texto por muito tempo, não deixe-o parado, senão ele se perde, estraga ou “queima no forno”.

Fonte: https://eredigindo.wordpress.com/2019/02/24/escrever-e-como-fazer-pao/#like-1105

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Livros e leitura. Bookmark o link permanente.

7 respostas para “ESCREVER É COMO FAZER PÃO” – Uma analogia certeira!

  1. Sempre me sinto honrada com seu compartilhamento e suas palavras! Imensamente grata! Obrigada!

    • JCDattoli disse:

      Sua produção pela escrita, que, aliás, tem sido intensa, é sempre de boa qualidade e me agrada. Nesse conjunto, você tem trazido dicas e conteúdos de valor. Compartilhar algumas das suas publicações é singelo reconhecimento!
      Um abraço, e parabéns, Elaine!

  2. Gostei da comparação. É bem verdade. Por isto estou revisando o que escrevi. Boa reflexão!

  3. Raitler Matos disse:

    Os ensinos textuais da professora Elaine são de um bem capaz de alcançar e de enriquecer os “nós”, principiantes na arte de escrever. Parabéns ao blog e à Elaine!

  4. Pingback: ESCREVER É COMO FAZER PÃO | ZÉducando

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s