“Escutar o outro é renunciar a posição de poder” (Christian Dunker)
A habilidade (ou a arte) de escutar o outro é absurdamente importante na relação humana. O duro é que muitos de nós, muitas vezes, nem nos damos conta disso. Ao contrário, revelamos incapacidade de ouvir. Esse detalhe, mesmo sutil, acarreta estragos nos relacionamentos interpessoais em geral, indo do pessoal (privado) aos negócios e carreira.
Como não poderia ser diferente, já fiz algumas postagens aqui tratando do tema. Em uma delas, https://obemviver.blog.br/2015/10/05/a-arte-de-sonhar-e-a-arte-de-escutar-licoes-de-vida-rubem-alves/, fiz referências a pensamentos do grande e saudoso Rubem Alves sobre a escuta. Reproduzo trecho que é especialmente precioso:
“O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranquila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: “Se eu fosse você”. A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina. Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção.”
Para hoje, trago novas e ricas reflexões sobre o tema. Elas vêm com o Psicanalista e Professor Christian Dunker, em vídeo da Casa do Saber, publicado no YouTube, com abordagem em que destaca a importância de aprendermos a exercer uma escuta efetiva, ativa, enriquecedora.
Diante das rupturas havidas em relacionamentos familiares, entre amigos etc., com o acirramento de posições mais extremadas, em ambiente de polarização, que emergiram desde o mais recente pleito eleitoral em nosso país, voltar ao assunto é mais do que oportuno.
Assim, veja o vídeo, reflita e tire bom proveito. A seguir:
Excelente vídeo. Tema de grande relevância esse de aprendermos a silenciar a boca, a mente e o coração para ouvir o outro!
Legal, caro Pedro. Grato pelo comentário!!!
Muito bom para nos alertar a ser melhores ouvintes!
Perfeito, Dulce. Precisamos seguir nessa evolução comportamental.
Grato!
No escutar, temos uma das portas de entrada da sabedoria.
Hábito caracteristico dos sábios, sempre conscientes de que são aprendizes.
Grato, Landim. Concordando com você, acredito mesmo que a arte da escuta é demonstração de sabedoria!
Forte abraço