‘COMO APRENDER A ESCUTAR O OUTRO? | CHRISTIAN DUNKER’

“Escutar o outro é renunciar a posição de poder” (Christian Dunker)

A habilidade (ou a arte) de escutar o outro é absurdamente importante na relação humana. O duro é que muitos de nós, muitas vezes, nem nos damos conta disso. Ao contrário, revelamos incapacidade de ouvir. Esse detalhe, mesmo sutil, acarreta estragos nos relacionamentos interpessoais em geral, indo do pessoal (privado) aos negócios e carreira.

Como não poderia ser diferente, já fiz algumas postagens aqui tratando do tema. Em uma delas, https://obemviver.blog.br/2015/10/05/a-arte-de-sonhar-e-a-arte-de-escutar-licoes-de-vida-rubem-alves/, fiz referências a pensamentos do grande e saudoso Rubem Alves sobre a escuta. Reproduzo trecho que é especialmente precioso:

“O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranquila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: “Se eu fosse você”. A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina. Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção.”

Para hoje, trago novas e ricas reflexões sobre o tema. Elas vêm com o Psicanalista e Professor Christian Dunker, em vídeo da Casa do Saber, publicado no YouTube, com abordagem em que destaca a importância de aprendermos a exercer uma escuta efetiva, ativa, enriquecedora.

Diante das rupturas havidas em relacionamentos familiares, entre amigos etc., com o acirramento de posições mais extremadas, em ambiente de polarização, que emergiram desde o mais recente pleito eleitoral em nosso país, voltar ao assunto é mais do que oportuno.

Assim, veja o vídeo, reflita e tire bom proveito. A seguir:

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento, Vídeos diversos. Bookmark o link permanente.

6 respostas para ‘COMO APRENDER A ESCUTAR O OUTRO? | CHRISTIAN DUNKER’

  1. Excelente vídeo. Tema de grande relevância esse de aprendermos a silenciar a boca, a mente e o coração para ouvir o outro!

  2. dulcedelgado disse:

    Muito bom para nos alertar a ser melhores ouvintes!

  3. Jose Paes Landimb disse:

    No escutar, temos uma das portas de entrada da sabedoria.
    Hábito caracteristico dos sábios, sempre conscientes de que são aprendizes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s