Viver mais e melhor requer decisões e mudanças na vida e na carreira!

Trago hoje mais um artigo autoral, a pretexto do fenômeno da longevidade, em particular diante das perspectivas que se abrem para quem quiser seguir ativo e fazendo a diferença, em reforço ao time daqueles que não se importam com o avançar da idade cronológica e, por consequência, com as marcas registradas no corpo físico.

Viver mais e melhor requer decisões e mudanças na vida e na carreira!

Uma boa reflexão de André Souza, no site FUTURO S/A: Em cada momento de nossa vida, teremos diferentes prioridades.”

Um cenário mais do que real

Você vai viver cada vez mais (ninguém duvida do aumento progressivo da expectativa de vida). A longevidade é um fenômeno, uma verdadeira explosão, em todo o mundo!

Viver ativo, seguir em atividades, incluindo ter carreiras diversificadas por muitas décadas, inclusive na terceira idade (entre 60 e 80 anos) é uma realidade que se consolida, se amplia, por diversos fatores. Aliás, presente tal constatação, o mercado de trabalho vem aumentando a demanda por profissionais da terceira idade, para conferir experiência e maior equilíbrio emocional entre os seus times.

Assim sendo, como tenho realçado, muitas pessoas, de agora em diante, mais e mais, vão querer atuar em outra atividade, aprender coisas novas e iniciar (ou se posicionar melhor) em carreira diversa da que atuava até então. Ou seja, precisará seguir evoluindo, incorporando habilidades, com o intuito de se sentir pleno e feliz nessa nova etapa da vida, possivelmente já acumulando alguma aposentadoria formal. Portanto, entra em cena o que chamo de reinvenção pessoal e profissional!

Convenhamos, é tempo de mudanças cada vez mais velozes e que demandam conhecimentos e novas habilidades. Quero destacar, por exemplo, a ampla área da tecnologia e, por consequência, o que se pode chamar de mundo digital. A empregabilidade e o sucesso nos dias de hoje passam por aí, com raríssimas exceções. Isso aconteceu comigo, vai seguir assim, presente a realidade da dinâmica dos avanços tecnológicos em geral, com a crescente avalanche de recursos de informação/comunicação.

Pontos essenciais para o seu futuro

Objetivamente, pensando no seu projeto de vida para o pós-60, você precisa ter clareza sobre: i) o que quer fazer; ii) como quer se posicionar/atuar; iii) o que precisa aprender/aperfeiçoar para ter êxito nos seus planos; e iv) qual o respaldo financeiro e patrimonial que lhe dará tranquilidade e viabilizará a consecução dos objetivos e ações idealizadas.

Sem ter o adequado e cuidadoso planejamento, sem se preparar o quanto antes para responder a essas questões gerais e estruturantes, você chegará aos tempos (cada vez mais longos) da senioridade com riscos e incertezas, podendo ter os seus planos frustrados e, assim, desperdiçar a possibilidade real de viver mais e melhor, segundo a abordagem positivista que tenho defendido sobre essa etapa da existência, que rotulo de segundo tempo da vida.

Com efeito, as mudanças neste cenário de expansão da expectativa de vida são tão intensas, e até mesmo radicais, que segundo interessante artigo, publicado no site FUTURO S/A, já apontou demanda concreta, que obviamente ganhará mais evidência de agora em diante, para uma profissão nomeada de “Consultor de Ciclos de Vida”. Seguramente, muitos dos grisalhos de hoje (e do futuro) necessitarão de ajuda para enxergar cenários e ter um bom plano, estruturado, para os próximos anos, que lhes permitam estar preparados para trilhar novos caminhos, novas carreiras etc., o que inclui, por óbvio, um plano financeiro que dê suporte e conforto para as ideias, sonhos, objetivos e ações delineadas. Veja, ao menos por curiosidade, o que se pensa e quais as principais características da referida profissão: https://www.futurosa.com.br/blog/novas-profiss%C3%B5es-2019-2030-consultor-de-ciclos-de-vida?utm_campaign=8aa71b14-b969-43ff-87e9-41dd0a501a03&utm_source=so

A clareza de propósito fará toda a diferença

Entretanto, a experiência adquirida, seja da minha própria situação pessoal, seja da atuação orientando a elaboração/revisão de projetos pessoais e profissionais, reforça a convicção de que qualquer decisão importante como as aventadas neste artigo: quando e como optar pela aposentadoria do emprego atual, opções de empregabilidade no pós-50 e pós-aposentadoria, atuação em nova carreira, ser um empreendedor, um profissional liberal, um autônomo…, tem como antecedente, para assegurar a fluidez, a satisfação individual e o êxito desses planos futuros, a necessidade de que a pessoa encontre um propósito para essa etapa da vida. É fundamental ter clareza do que quer ser e realizar (senso de missão) e dos seus sonhos, ou desejos, verdadeiros, e também do que não quer mais fazer (e ser) de agora em diante, isto é, daquilo que não lhe motiva e que suga seu tempo e energia. Creia, isso é fator crucial!

Essa linha de pensamento tem merecido diversas postagens por aqui, ao longo do tempo, a exemplo do artigo autoral que publiquei em 2/2/2017, cujo título não deixa dúvida: ‘Viva por uma missão e você terá foco, energia e motivação verdadeira!’.

Deixe aqui o seu comentário e enriqueça o tema com a sua visão e experiência. Grato!

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Meditação e Espiritualidade, Motivação e crescimento humano, O ser humano no contexto das organizações, Psicologia e comportamento. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Viver mais e melhor requer decisões e mudanças na vida e na carreira!

  1. Sandra Fayad Bsb disse:

    Que interessante! Vão surgindo novas atividades voltadas para os que estão caminhando para a longevidade saudável. Demandas há.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s