QUANDO A DOR VEM DA ALMA – Excelente (e necessária) reflexão!

Resultado de imagem para quando a dor vem da almaCrédito de imagem: Juanne Maktub

Sabemos que muitos problemas de saúde e, em especial, muitas dores que são sentidas no corpo físico, têm origem em questões mal resolvidas, não adequadamente processadas, superadas e também aceitas. As “dores da alma”, consequentemente, desencadeiam desequilíbrios orgânicos e dores físicas.

É exatamente sobre isso que trata o texto adiante reproduzido, da médica geriatra Roberta França, publicado em agosto passado no blog Consultório Sentimental, do jornal Correio Braziliense. A meu ver, temos aí uma excelente crônica, com necessária, séria e providencial reflexão. Acredito que muita gente se identificará com os meandros da abordagem e, com isso, poderá dedicar maior atenção a alguns “detalhes” de foro íntimo que, colocados em segundo plano, terminam fazendo grande estrago na qualidade de vida e na saúde da pessoa.

Leia a seguir, vale muito a pena!

“QUANDO A DOR VEM DA ALMA

Roberta França, médica geriatra.

Quando ainda era acadêmica ouvi de um professor algo que nunca esqueci “quando tudo doi a dor não é física”… Talvez eu não tenha dimensionado naquele instante a grandeza desse diálogo. Hoje geriatra, vivenciando diariamente a rotina dos meus pacientes, vejo o quanto esse olhar me abriu para compreender cada um que chega com dores por todo corpo; muitas vezes não sabendo nem por onde começar ou sequer explicar como acontece.

Ouço com atenção às queixas de dores de cabeça, no estômago, musculares, ósseas, palpitações, náuseas, coceiras… Depois faço apenas uma pergunta ” o que está realmente acontecendo com você? ” Após um minuto de hesitação e até espanto, a maioria cai num choro convulso e doloroso. Deixo o choro libertador acontecer e então no lugar das queixas álgicas ouço término de relações, perdas de pessoas queridas, problemas financeiros, medos, angústias e ansiedades… Novamente lembro – me da frase ” quando tudo doi a dor não é fisica”… Não é! A dor é na alma…

Tudo que nos faz mal e guardamos, por um mecanismo de defesa, vai sair de alguma forma… muitas vezes em forma de doença! É nosso corpo físico gritando pelo resgate da nossa alma… É nosso corpo nos confrontando com nosso eu… É nosso corpo nos mostrando o que não vai bem… É nosso corpo dizendo ” olhe pra você “.

As vezes é difícil compreender e até acreditar nisso. Normal! Estamos tão mentais, tão obcecados pela objetividade que só mesmo adoecendo, doendo, machucando é que paramos para valorizar nossas sensações e nos perceber… Ninguém gosta de sentir dor, ninguém quer adoecer, todo mundo teme se machucar…

Alertas!
Quantos alertas nosso corpo precisa nos enviar para olharmos pra ele, de verdade?
Sejamos mais atentos , gentis e cuidadosos com nosso corpo…
Sejamos mais atentos, generosos e amorosos com nossa alma…
Toda dor é real…
Toda dor é tratável. ..
Todo corpo deve ser templo…
Toda alma deve ser leve…

Fonte: http://blogs.correiobraziliense.com.br/consultoriosentimental/quando-dor-vem-da-alma/

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento, Saúde. Bookmark o link permanente.

2 respostas para QUANDO A DOR VEM DA ALMA – Excelente (e necessária) reflexão!

  1. Sandra Fayad Bsb disse:

    Somatizacão dos males da alma adoece e mata. Às vezes é difícil evitar, mas com apoio, é possível reverter. Repassando…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s