Se a humildade é tão importante, por que os líderes são tão arrogantes?

Pelo papel fundamental, desde sempre, exercido pelos líderes nas empresas, nos governos e em qualquer tipo (e tamanho) de organização, das áreas privada e pública, sejam elas  civis e militares, com fins lucrativos ou não, incluindo instituições religiosas, beneficentes, associativas, recreativas…, não é por acaso que as abordagens sobre liderança são relativamente frequentes por aqui.

Por conta disso, as postagens têm abordado aspectos diversos das lideranças, como as suas marcas e legados, os seus perfis comportamentais e tipos de personalidade, as principais competências, seus dilemas e fragilidades etc. Em suma, é tema rico e abrangente, para muitos altamente desafiador, que requer leitura e busca de aprimoramento constantes.

A propósito, faço referência hoje ao primoroso artigo ‘Se a humildade é tão importante, por que os líderes são tão arrogantes?’, postado por um amigo e colaborador em seu perfil no Facebook, publicado no site da Harvard Business Review – Brasil (hbrbr.uol.com.br), de autoria de Bill Taylor, cofundador da Fast Company

O autor explora, com maestria, uma variável que faz grande diferença na atuação e desempenho de um líder: seu nível de humildade ou de arrogância, a partir de constatações mais recentes dando conta de que os melhores chefes são humildes!

A abordagem dá destaque para questões como modéstia, dificuldade de controle do ego, o desafio de conciliar humildade e ambição e, ainda, para a arte de saber perguntar em vez de dizer. Essas seriam variáveis críticas nesse contexto, em especial para o êxito do profissional e das organizações sob sua responsabilidade, presente a realidade dos dias atuais, de crescente apreciação (valorização) do chamado Capital Humano.

Recomendo fortemente a leitura. No meu entender, o texto traz excelente e oportuna contribuição para o tema!

Confira clicando neste link:

https://hbrbr.uol.com.br/se-a-humildade-e-tao-importante-por-que-os-lideres-sao-tao-arrogantes/?fbclid=IwAR1Ke9AnzTtJXllk0E1LSEX9fVTxiZuI8x9iYUpor4RVFK-xZf8C1E1UYHk

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Liderança, O ser humano no contexto das organizações, Psicologia e comportamento. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Se a humildade é tão importante, por que os líderes são tão arrogantes?

  1. Life Style disse:

    muito bom !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s