A mente do escritor (a)

Reproduzo hoje mais um excelente texto da professora Elaine Rodrigues. De forma enxuta, mas com elogiável propriedade, ela descreve o que se passa na mente do escritor, o seu “espectro de visão”, a sua sensibilidade… Gostei da descrição, sobretudo por entender que se trata de assunto que dificilmente será explorado por completo. Uma boa sacada!

O texto foi postado pela autora em seu blog e-Redigindo. Leia a seguir:

“A mente do escritor (a)

O ESCRITOR (a) É O COMPOSITOR DOS SILÊNCIOS. A mente de quem tem a literatura e a escrita como atividades essenciais funciona diferente.

Um morador de rua empurrando uma carroça não é só um morador de rua empurrando uma carroça. O escritor vê além. Sente além. Ele vai pensar no sofrimento daquele trabalhador discriminado. Marginalizado. Porque o autêntico escritor valoriza os desvalorizados. E quer dar voz aos silenciados.

Aos olhos do escritor, o sorriso de uma criança não é só o sorriso de uma criança. O sorriso tem cores, palavras, formas e sons que ecoam e embalam a mente de quem escreve.

Para ele, um livro não é só uma história ou um amontoado de sentenças gramaticais. A literatura para o escritor é como o mar para o pescador. É lá que ele se reconhece. É de lá que ele tira suas inspirações. Sua sobrevivência. Sua originalidade. Na leitura degustada, reparada e questionada o escritor vê a vírgula, a frase, a palavra com infinitas possibilidades de criação. De reconstrução.

Sim! O escritor se importa com as desimportâncias. Objetiva os desobjetos. Significa os insignificantes. Ele dá formas às alegrias, às dores… O escritor vive nas intensidades. Nas profundezas. Nas simplicidades. Nos silêncios. Ele não está na superfície da vida.

“Os olhos que saboreiam essas páginas mal sabem o que custa escrevê-las.” Machado de Assis

Elaine Rodrigues – Professora de Redação e Literatura

Fonte: https://eredigindo.wordpress.com/2018/12/18/a-mente-do-escritor-a/

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Frases célebres, Livros e leitura. Bookmark o link permanente.

6 respostas para A mente do escritor (a)

  1. Jose Paes Landim disse:

    Que toque de beleza a
    autora deu a este pequeno texto. Mostror-nos ser realmente uma boa professora de redação e de literatura. Parabéns.

  2. Muito obrigada por compartilhar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s