“Não se engane: são os valores que irão guiar o sucesso de sua empresa”

Volto a falar aqui sobre o grande tema cultura organizacional, para enfatizar a importância dos ‘valores’ como um dos mais importantes fatores na composição da cultura e, por consequência, no próprio destino de qualquer organização. Estamos falando de empresa/organização, mas, por óbvio, estamos falando também das pessoas e dos seus comportamentos.

A esse respeito, reproduzo o bem elaborado e pragmático artigo “Não se engane: são os valores que irão guiar o sucesso de sua empresa”, de Guilherme Benchimol, que vi publicado no LinkedIn.

De pronto, diria que a abordagem sobre valores, com tamanha convicção, é até corajosa, em especial por partir de um empresário. Tais defesas, no geral, costumam ficar muito mais a cargo de agentes externos, como instrutores e consultores. Esse texto sinaliza novos ventos e tempos? Espero que sim!

Conforme já realcei em postagens anteriores, dar destaque para aspectos sutis do funcionamento de qualquer organização, sua cultura e os aspectos comportamentais dos atores envolvidos, é nobre e é essencial. Esse ponto está muito bem enfatizado no artigo. Acredito nisso 100%!

Você verá a convicção e algumas dicas preciosas sobre valores e cultura, registradas pelo autor, com o olhar do mundo real, que poderão lhe trazer clareza e boa ajuda. Ele destaca, com todas as letras, que não é bastante medir o desempenho de pessoas e organizações apenas por referenciais quantitativos/numéricos. É fundamental levar em conta, também, fatores subjetivos, nos quais se incluem os valores!

Confira a seguir:

Não se engane: são os valores que irão guiar o sucesso de sua empresa

Guilherme Benchimol – CEO e Fundador do Grupo XP

Para um negócio dar certo, você precisa de um bom produto, habilidades comerciais e diferenciais competitivos. No entanto, a perenidade de uma empresa depende da definição e da consistência de seus valores, bem como da forma como seus líderes irão passar isso adiante.

Este exercício deve ser uma preocupação inicial de qualquer negócio. Entendo que instintivamente, o empreendedor queira focar naquilo que gera resultado no curto prazo, mas acreditem, pactuar os valores de sua empresa, desde o começo, faz toda a diferença.

Pode parecer estranho, mas podemos atingir nossos objetivos de diversas formas, assim como alguns alunos passam de ano colando e pouco aprendem, nós também podemos atingir nossas metas empresariais, com base em alicerces frágeis.

Meu conselho para todo empreendedor é sentar com os seus sócios, se possível logo no início da empresa, para que juntos vocês possam estabelecer um compromisso de comportamento, ou seja, a despeito de qualquer dificuldade encontrada, o “jeito de fazer” as coisas deverá ser sempre o mesmo e as pessoas precisarão seguir esse “estilo”, para que possam crescer na companhia.

São os valores da sua empresa que irão te acompanhar em toda a jornada e ditar a sua trajetória no longo prazo. Esses pilares fundamentais devem ser o DNA do seu negócio, e são justamente eles que irão te ajudar a fazer as escolhas certas. Quantos casos conhecemos de líderes que pegaram atalhos, transmitiram este “jeito de fazer” (errado) para os seus times e tiveram seus negócios interrompidos. Tudo, de um jeito ou de outro, fruto de seus valores.

Para mim, a definição de valores é simples: é a FORMA como você atingirá suas metas. E, ao meu ver, a meritocracia dentro de uma empresa não pode ser derivada apenas da performance quantitativa de seus profissionais. Ou seja, não importam apenas as metas numéricas, mas sim a combinação de fatores objetivos e subjetivos, como à aderência aos valores estabelecidos e pactuados na organização.

No caso da XP, os nossos valores foram sendo simplificados, mas mantendo sempre a essência inicial. Depois de alguns anos, esses valores se solidificaram e tudo começou a funcionar de um jeito muito mais harmônico e eficiente. Nós acreditamos e, mais do que isso, guiamos as nossas decisões, tendo como base três valores fundamentais: sonho grande, mente aberta e espírito empreendedor.

O ciclo funciona mais ou menos assim: acreditamos em projetos audaciosos que nos dão frio na barriga e que podem realmente transformar a vida das pessoas. Construímos os planos (pontes) que tornam esses sonhos possíveis, mas sem ficarmos engessados. Isso quer dizer que ao longo da trajetória nos mantemos abertos para qualquer mudança de rumo ou até mesmo interrupções que, com frequência, se fazem necessárias. E, sobretudo, fazemos tudo isso como se nossas vidas dependessem integralmente do sucesso destes movimentos, sempre com muita ética e respeito ao cliente.

O fundamental é entender que mais do que definir os valores de sua empresa, é preciso transmiti-los ao seu time de profissionais no dia a dia, fazendo-os valer em cada um dos seus atos.

Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/n%C3%A3o-se-engane-s%C3%A3o-os-valores-que-ir%C3%A3o-guiar-o-sucesso-benchimol/

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em O ser humano no contexto das organizações, Liderança. Bookmark o link permanente.

2 respostas para “Não se engane: são os valores que irão guiar o sucesso de sua empresa”

  1. Jose Paes Landim disse:

    Não se há de negar que o capital humano tem valor superior ao econômico- financeiro, sem o qual, como se imaginar o sucesso de qualquer empreza ou de du al quer outra organizaçao?

  2. JCDattoli disse:

    Felizmente, o capital humano vem merecendo maior evidência e valorização nos ambientes organizacionais, o que se acentuou, de forma mais explícita, com a chegada do Século XXI e das novas gerações de trabalhadores, a partir da “geração Y”!
    Grato, Landim, pelo comentário!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s