‘Conheça 6 sinais de que você é uma pessoa autodestrutiva’

O post de hoje se insere no contexto do tema baixa autoestima. Esta, associada à limitada capacidade de autopercepção (a consciência sobre si mesmo), certamente afeta muita gente por aí afora.O fato é que, segundo estudiosos do comportamento humano, se machucar e fazer mal a si mesmo, em alguma medida, é algo passível de ocorrer com qualquer indivíduo.

Para expor a respeito desse tipo de comportamento, reproduzo o bem elaborado artigo abaixo, publicado no blog Pitacos e Achados, destacando sinais que caracterizam pessoas autodestrutivas. A meu ver, temos aí uma pertinente abordagem que merece atenção e, por óbvio, a nossa (auto) vigilância!

Portanto, a leitura pode lhe trazer bons e úteis esclarecimentos, podendo ainda contribuir para que você compreenda e ajude pessoas do seu círculo de relacionamento. Confira:

“Conheça 6 sinais de que você é uma pessoa autodestrutiva

Olá  pessoal!!

O fato de que alguém possa machucar a si mesmo parece um comportamento sem lógica, típico da loucura. No entanto, é um impulso negativo que todos nós temos em maior ou menor grau, e que vem à tona nas características das pessoas autodestrutivas.

Tornar-se-á muito óbvio quando alguém estiver sendo autodestrutivo. Essa pessoa ficará inteiramente diferente do que era antes. Você pode estar confuso, magoado, inseguro, ou uma variedade de outras emoções que são completamente normais. No entanto, se você conhece alguém que se tornou extremamente autodestrutivo, pode querer abordá-la da maneira certa para que possa obter a ajuda de que necessita.

Aqui estão alguns dos sintomas/sinais de uma pessoa autodestrutiva:

1. Sem Motivação / Desiste

As pessoas autodestrutivas começam a desenvolver pouca ou nenhuma motivação para fazer qualquer coisa. Elas vão encontrar maneiras de contornar as coisas que deveriam fazer ou vão simplesmente desistir de tudo de uma só vez, sem razão. Em sua cabeça, sacrificar toda a sua felicidade é apenas uma maneira de ajudar. É importante que você tente mantê-la ativa!

Conheça os 6 sinais de que você é uma pessoa autodestrutiva @pitacoseachados

2. Nunca aceita ajuda

As pessoas autodestrutivas nunca permitirão que ninguém as ajude com nada. Mesmo que seja uma correção simples, elas não aceitarão a ajuda oferecida. Elas muitas vezes ignoram as pessoas, como se não tivessem dito nada, e continuam a fazer o que estão fazendo, na esperança de que você as deixe sozinhas. É importante lembrá-las de que você está apenas tentando ajudá-las, porque se importa e as ama.

3. Ignora as emoções dos outros

As pessoas autodestrutivas são extremamente ignorantes em relação às emoções dos outros. Mais uma vez, elas se certificam de não ver e nem ouvir o que não querem. A triste verdade da questão é, elas estão ignorando suas próprias emoções, e também as dos outros. Elas preferem engarrafar tudo e têm dificuldade em lidar com o estresse. É importante lembrá-las de que não tem problema em se estressar, e que você estará lá para ajudá-las, se precisarem.

4. Abusa de Drogas / Álcool

Pessoas autodestrutivas muitas vezes assumem novos vícios, ou amplificam seus antigos para níveis extremos, às vezes sem moderação. Abuso de drogas e álcool são definitivamente alguns dos principais sinais de alerta / sintomas que não devem ser ignorados, quando se trata do bem-estar de uma pessoa. Se você conhece alguém que começou a abusar de drogas ou álcool, por favor, ajude-o a encontrar a ajuda necessária.

5. Destrói relacionamentos deliberadamente

As pessoas autodestrutivas começarão a queimar pontes com os membros próximos da família, amigos e até mesmo com seus entes queridos, tudo ao mesmo tempo. As emoções negativas as consomem e as fazem acreditar que ninguém reconhece seu valor. Isso não é verdade, obviamente, mas não faria mal lembrá-las de que todos os seus entes queridos as amam e se importam com elas.

6. Machucam-se fisicamente

As pessoas autodestrutivas às vezes sentem que são indignas, então se voltam para a violência física para conseguirem a liberação que desejam. É uma maneira muito horrível de expressar todo o seu stress, desgraças e medos. No entanto, elas agem desta forma porque não sabem agir de outra forma. Lembre-as de que elas não têm de se expressar de forma tão esporádica, que podem falar sobre as coisas que as estão incomodando profundamente.

O Segredo – Fonte: Higher Perspectives

Pitaco: Na verdade, as características das pessoas autodestrutivas indicam dificuldades com a sua autoestima. Mas além disso, há uma dificuldade na autopercepção: se ver de uma maneira mais construtiva envolve desafiar uma figura de autoridade ou um mandato determinado. Por exemplo, por trás dessa posição está o medo inconsciente de ser mais feliz do que o pai ou a mãe; ou de provar que uma “verdade” religiosa não é tão verdadeira. Seja qual for o caso, exige tratamento profissional.

Publicado em: https://pitacoseachados.com/2018/11/05/conheca-6-sinais-de-que-voce-e-uma-pessoa-autodestrutiva/comment-page-1/#comment-16220

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento, Saúde. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para ‘Conheça 6 sinais de que você é uma pessoa autodestrutiva’

  1. Jose Paes Landim disse:

    Vê- se que o autodestruir- se passa por sentimentos negativos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s