‘5 dicas para você se tornar um profissional autônomo de sucesso’

Este post traz subsídios para quem quer se lançar no mercado como profissional autônomo, começar nova carreira sem ter um patrão formal, deseja exercer o espírito empreendedor, colocando em prática talento, vontade e experiência. Claro, esse é um sonho acalentado por muitos, incluindo aí o crescente contingente de aposentados que pretende seguir ativo, até mesmo estimulado pelo fenômeno da longevidade.

Atuar profissionalmente de casa, utilizar alguma estrutura chamada de home office, é cada vez mais comum pelo mundo afora, conforme já destaquei aqui em postagens anteriores. Esse caminho de ser o dono do próprio nariz, de ser um profissional liberal, autônomo etc. é muito convidativo, por diversos fatores, sobretudo por proporcionar sensação de liberdade, independência e autonomia, e alternativa natural para muita gente por conta da crise econômica e das mudanças em curso nos ambientes de trabalho e nas próprias carreiras.

O principal segredo para se dar bem é estar preparado(a), o que pode requerer significativa reinvenção profissional, situação que tenho experimentado a partir da minha aposentadoria do mundo corporativo, a partir de 2014.

Assim, para lhe ajudar nessa reflexão e na formatação prática de alguns componentes do seu planejamento profissional, reproduzo artigo recém publicado no site IDG NOW!, com algumas dicas que considero bem apropriadas. Antes, porém, vou esclarecer sobre o termo “pitch”, referido no texto, para facilitar a compreensão. O pitch, de forma resumida, nada mais é do que ter preparado, na ponta da língua, um discurso de vendas que consiga, em pouquíssimo tempo (por exemplo, num encontro de elevador), descrever a sua ideia, o seu negócio. É um ato de apresentação e venda para alguém.  

Pronto. Agora leia a publicação, que reproduzo a seguir:

“5 dicas para você se tornar um profissional autônomo de sucesso

Ter um trabalho em casa e aproveitar oportunidades de emprego de acordo com as necessidades do mercado é o sonho de muita gente, mas há alguns cuidados que você precisa tomar

Nem todo mundo nasceu para trabalhar dentro de uma empresa por vários anos. No Brasil, 32% da força de trabalho é composta por profissionais autônomos. De acordo com a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) de 2015, realizada pelo IBGE, o número de profissionais autônomos chegava a 4,3 milhões.

Ter um trabalho em casa, em um escritório próprio ou um coworking, fazer a própria agenda e aproveitar oportunidades de emprego de acordo com as necessidades do mercado é o sonho de muita gente por aí.

Esse desejo de começar o próprio negócio, organizar a própria rotina de trabalho e gerenciar a própria clientela pode ser concretizado sim, mas para isso, algumas atenções devem ser tomadas. A Mastertech, startup que capacita profissionais com habilidades digitais e analíticas, separou a lista com as dicas abaixo.

Pense em você como uma marca

Se você quer realmente trabalhar como profissional liberal, é importante começar a pensar em si mesmo como sua própria marca. Por que razão seus clientes confiariam a você um trabalho? Quais são suas habilidades que te destacam da concorrência? Quanto você custa e quais são as razões para esse valor?

Crie seu próprio conceito sobre o serviço que realiza e se prepare para realizar suas próprias vendas. A maioria das pessoas se afeiçoa às marcas que conseguem se relacionar diretamente com elas. Entenda o seu público e se torne tudo aquilo que eles procuram.

Deixe sua criatividade e determinação pulsarem

Trabalhar como profissional autônomo significa que não terão outras pessoas chegando com contratos fechados para você realizar atividades processuais. Ou seja, você precisa estar pensando no serviço que realiza sempre, fazendo modificações quando necessário, inovando para se adequar ao mercado.

Para que isso aconteça, é importante deixar sua criatividade solta em alguns momentos e forçar a determinação para ir atrás de todas as informações que façam ela fluir ainda mais para trazer valor ao seu negócio. Conhecer o que tem de novo por seu mercado hoje é só um dos requisitos para sobreviver por conta própria. Tem que ter pulso firme para não se distrair pela possibilidade de deixar o trabalho e a gestão para outra hora.

Saiba como fazer seu pitch

Nós já falamos aqui sobre o que é pitch e como essa técnica é eficiente para vender ideias. Colocar a essência do seu negócio em palavras sempre que surgir a oportunidade de se apresentar para um novo cliente é uma habilidade essencial para o trabalho autônomo.

Se essa capacidade de comunicação se unir ao storytelling, ficará ainda mais difícil dizer não para o que você tem a oferecer. Profissionais freelancers e autônomos são seus próprios representantes comerciais, por isso aprender algumas estratégias de gestão para além do seu trabalho não vai fazer mal nenhum.

Conecte-se com pessoas

Se existe uma coisa que você precisa saber antes de decidir por se tornar um profissional autônomo, essa é: você não vai conseguir fazer tudo sozinho. Não adianta, se for esse o motivo de estar saindo de uma empresa, deixe para lá.

Para conseguir novos clientes sempre que necessário, ter seu nome bem falado por aí e ficar por dentro das oportunidades de negócio, é preciso se conectar à pessoas. Participar de grupos, eventos e comunidades relacionadas ao seu setor é fundamental para fazer sucesso. Tão importante quanto isso: crie conexões reais, não apenas por emprego.

Comece a dizer sim

A parte mais difícil no início de uma carreira autônoma é a de começar a dizer sim. Aceitar projetos que aparecem, começar a fazer seu nome, investir em um produto no qual acredita, colocar suor e alma para trabalhar por conta própria é assustador, mas vale muito a pena no final.

Para quebrar essa barreira inicial, tente dizer sim para o maior número de atividades possíveis. Se arrisque, veja até onde consegue ir e o que consegue resolver sozinho. É só ultrapassando nossos limites que descobrimos onde eles estão.

Fonte: http://idgnow.com.br/carreira/2018/10/21/5-dicas-para-voce-se-tornar-um-profissional-autonomo-de-sucesso/

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Marketing e Tecnologia, Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

2 respostas para ‘5 dicas para você se tornar um profissional autônomo de sucesso’

  1. Durval Tavares disse:

    Material chegou em boa hora. Vou iniciar o projeto #LicitacaoSim e as dicas são fundamentais. Abraços Durval Tavares

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s