Uso excessivo de smartphones afeta o seu cérebro – Mais descobertas!

Resultado de imagem para uso excessivo de smartphones                                   Crédito de imagem: Diário de Goiás

Já trouxe aqui diversas publicações, com base em estudos, sobre o vicio crescente no uso (cada vez mais intenso) de dispositivos eletrônicos, fazendo com que as pessoas permaneçam muito tempo conectadas e interagindo com diferentes fontes de informações, grupos de redes sociais etc. Presente essa realidade, estudiosos vêm alertando para problemas que esses hábitos podem acarretar para o cérebro, para a produtividade da pessoa e para a sua saúde como um todo.

A internet veio para ficar e é fantástica, sem dúvida. A grande questão é como fazer bom uso de tanto recurso tecnológico e de tanta informação que a grande rede nos disponibiliza e, ao mesmo tempo, não se deixar dominar pelos seus múltiplos atrativos! 

Para mais informação e reflexão a esse respeito, repercuto hoje o excelente artigo “Como o smartphone ‘sequestra’ seu cérebro e o deixa preguiçoso e desatento“, publicado ontem no site UOL Tecnologia, destacando aspectos relevantes, com base em pesquisas de psicólogos e neurocientistas, como as armadilhas criadas pelo chamado ‘ciclo vicioso do prazer’, que acarreta ansiedade e tensão, perda de produtividade, comprometimento da capacidade de concentração, além de realçar alguns efeitos adversos para o cérebro humano e os impactos desses hábitos tecnológicos nas crianças, entre outras consequências observadas. Não é por acaso que já começam a ser adotadas iniciativas, aqui e acolá, para o estabelecimento de limites quanto ao uso de smartphones, principalmente em atividades profissionais e nas salas de aula.

Como contraponto, começo a observar que diversas pessoas, espontaneamente, por autoconsciência, veem se dando conta de que esse excesso de conectividade, além de tudo, cria afastamentos, privilegiando o individual em detrimento da interação social, com a família, com colegas etc., e limita a sua capacidade de exercitar uma visão (e participação) mais holística.

Confira a matéria clicando no link a seguir:

https://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2018/09/24/como-o-smartphone-sequestra-seu-cerebro-e-o-faz-preguicoso-e-desatento.htm?utm_campaign=tecnologia&utm_medium=referral&utm_source=flipboard

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Psicologia e comportamento, Saúde. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Uso excessivo de smartphones afeta o seu cérebro – Mais descobertas!

  1. Zé Rosa disse:

    Muito bom, tem tudo a ver com o post de hoje do ZEducando – https://joserosafilho.wordpress.com/2018/09/26/sim-mestre/

    • JCDattoli disse:

      Legal, Zé Rosa. Vi lá no ZÉducando e curti!
      Esse contraponto à excessiva dependência tecnológica precisa vir à tona para que façamos a devida mitigação. Saber usar é a grande sacada!.
      Grato!

  2. Zé Rosa disse:

    Mais uma vez se constata com tristeza que um site como esse da UOL ainda não entrou na era digital… Não permite o copiar e colar, nem se o usuário estiver logado. Absurdo numa era que se aproxima, a da interconexão homem-máquina e quem sabe o surgimento de um novo homo conforme Harari adverte no seu precioso livro HOMO DEUS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s