Mais dicas de educação financeira: fique de olho!

Resultado de imagem para educação financeira   Crédito de imagem: Canal Do Ensino

Volto com o tema ‘educação financeira’, assunto que tratei aqui, semana passada, com o artigo autoral ‘Dicas de finanças pessoais para o seu projeto de aposentadoria, publicado em duas etapas, nos dias 13 e 14. 

Aliás, não é nada por acaso que muitos brasileiros vivam com desestruturação orçamentária mensal, tenham o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito (hoje são 63 milhões de pessoas inadimplentes, com restrição ao crédito) etc. As causas para isso são diversas, mas a questão tem muito a ver com traços da nossa cultura. Claro, devemos considerar que a crise de emprego e as dificuldades da própria economia do país também contribuem para esse quadro. Contudo, o despreparo individual, fruto, sobretudo, de uma inadequada estrutura educacional que oriente a população para lidar com suas  finanças pessoais, está na raiz do problema.

Com efeito, em termos comparativos com outros países, estamos mal na foto. Matéria publicada na revista VOCÊ S/A, deste mês de setembro, com o título QUANTO MAIS CEDO, MELHOR, informa que, segundo dados de estudos da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), no ranking sobre o nível de conhecimento financeiro, medido em 30 países, o Brasil apareceu na 26ª posição.

Portanto, temos aí um problema a ser trabalhado com grande abrangência e intensidade, cujas estratégias e ações práticas precisam incluir o público jovem, desde a mais tenra idade, isto é, desde criança. 

A propósito do tema, divulgo o artigo ‘Pare já com estes 9 erros que fazem você gastar mais em vez de economizar‘, publicado dias atrás no portal UOL, trazendo dicas importantes sobre finanças pessoais e erros praticados por muita gente. Vale a pena conferir e ficar de olho!

Leia acessando o link:

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2018/09/19/erros-ao-economizar-gastar-dinheiro-a-toa.htm

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Psicologia e comportamento. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s