Crianças alemãs fazem manifestação para que seus pais larguem os smartphones

Tomei conhecimento de um recente ato de protesto, inusitado, promovido por crianças que apelavam, em público, para que seus pais larguem um pouco os smartphones e lhes deem mais atenção. Isso aconteceu em Hamburgo, na Alemanha, conforme noticiado pelo site GIZMODO Brasil.

Bem, sabemos que a realidade aqui no Brasil, nesse particular, não é lá muito diferente. Por conta disso, achei a manifestação interessante, oportuna e emblemática. Creio que, a partir de provocações assim, possa haver um equilíbrio maior no nível de atenção e nas relações familiares, que também repercutirão nas relações com amigos, sociais etc.

Assim, reproduzo a publicação, que você confere a seguir:

Crianças alemãs fazem manifestação para que seus pais larguem os smartphones

A cidade alemã de Hamburgo foi palco de um protesto inusitado no último fim de semana. Cerca de 150 manifestantes, sendo a maioria deles crianças, marcharam, cantaram e empunharam cartazes em favor de uma causa: que seus pais deixem os smartphones um pouco de lado para brincar e dar atenção a eles.

Um dos líderes do protesto era o jovem Emil Rustige, de apenas sete anos de idade. Com um megafone em punho, ele convocava a criançada para gritar: “Estamos aqui! Somos barulhentos! Porque vocês só olham nos seus celulares!” Seus companheiros traziam cartazes com frases como “Ligue o modo avião! É minha vez agora!” e “Converse comigo!”.

De fato, o smartphone parece bastante presente na vida dos alemães — e não são só os adultos. Segundo a pesquisa Kinder-Medien-Studie, de 2018, cerca de metade das crianças entre quatro e 13 anos de idade já possuem seu próprio aparelho.

O pai da manifestante Ylvi Schmitt, uma garotinha de seis anos de idade, concordou com as crianças e apoiou o protesto, que, segundo ele, era um “exercício de democracia”. “Eu preciso me dedicar mais a eles”, confessou.

A manifestação terminou sem tumultos — apenas com muita brincadeira no parquinho.

[WeltNDRDeutsche Welle]

Imagem: rawpixel/Unsplash

Vejam a publicação original, incluindo vídeo que registrou a manifestação: https://gizmodo.uol.com.br/criancas-manifestacao-alemanha-smartphone/

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Psicologia e comportamento, Saúde. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Crianças alemãs fazem manifestação para que seus pais larguem os smartphones

  1. dulcedelgado disse:

    Lutando pelo direito ao afecto e à atenção! Muito bom!

  2. Labiata disse:

    Devíamos instituir um dia sem smartphones.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s